É certo dizer que a melhor arma do cidadão contra a corrupção é na urna. Mas e quando os políticos escolhidos acabam por não fazer um bom papel para a sociedade? Quando ele toma decisões que divergem da vontade da maioria da população?
As manifestações sociais sempre foram muito importantes para externar o desejo de um povo (Por quê?) Desenvolva essa ideia no texto). Existem vários tipos delas: revoltas, greves ou caminhadas. É a partir desses movimentos que vem destas a resposta da população para com um governo que não agrada a sua maioria. Quando os preços estão muito altos, quando um político rouba, são elas que são a nossa voz.
Mas (Vírgula) para a atual crise política que nosso país sofre, ela é o principal meio de expressão. É importante que a população fale – e seja ouvida – para que mostre que não está conformada com tanta corrupção (Ponto final) E, só assim, é possível fazer as coisas mudarem. Não se faz política sem um povo e não se faz um povo sem política. Um depende do outro como uma balança, portanto quando a balança paira mais para um lado, o outro lado consequentemente irá sentir e irá se manifestar.
Portanto, é preciso que o brasileiro não se cale, não se conforme e não deixe para amanhã. Se a urna é a arma, então o movimento social é o escudo para quando a nossa arma falha.
Comentários do corretor
Apresente o que será discutido, ao longo do texto, no parágrafo de introdução, visto que há uma limitação.
Formule a tese.
O texto apresenta alguns argumentos que estão presentes no senso comum. Evite isso no texto. Apresente fatos históricos, por exemplo, que possam dialogar com o tema.
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Apresente proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |