O poder do povo Brasileiro - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 05/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com Karl Marx, filósofo Alemão do século XIX, " Mudanças na sociedade ocorrem a partir da ebulição dos movimentos sociais: contra o capital e o estado."(Ponto final) Nesse sentido, é nítida a extrema importância de manifestações sociais (Vírgula) uma vez que mostram a insatisfação do povo ante o governo vigente e cobram por mudanças. Entretanto, apesar de sua eficácia ser comprovada historicamente, tais movimentos perderam a força com o passar do tempo.

No contexto histórico, ao analisar a década de 80 -em que o país passava por um regime ditatorial-, pode-se observar quão grande foi a importância das mobilizações sociais (Explique isso, pois essa ideia não fora tão discutida neste parágrafo). Ressaltando, por exemplo, a intitulada "diretas já" (que reuniu milhões de pessoas com a participação de intelectuais, artistas e partidos políticos) em prol da retomada de eleições diretas, que só ocorreram em 89, contudo, o evento foi uma grande demonstração de força e união de que o povo brasileiro é capaz..(Ponto final)

Todavia, os movimentos sociais da atualidade vem enfraquecendo, por um lado devido a falta de espaço na mídia, por outro se deve ao fato de que alguns grupos se desviaram de seus objetivos de cunho social e vem buscando uma autonomia própria competindo entre si e gerando conflitos (Como assim? Explique melhor essa ideia no texto). Isso fica evidente ao ver mobilizações terminando em vandalismo (Como isso interfere na credibilidade das manifestações?). Perdendo, dessa forma, o apoio e a credibilidade dos cidadãos.

Sendo assim, fica clara a importância que as manifestações exercem na sociedade. Por isso, cabe a mídia ceder espaço para que possam expor suas ideias e que possam alcançar mais pessoas e motivá-las a reivindicar seus direitos (Observe que a mídia discute as manifestações e as apresentam a sociedade. Desse modo, qual é a ideia que você quer evidenciar aqui? Explique para que ela fique evidente). Cabe ainda aos líderes dos manifestantes a promoção de debates entre si a fim de que possam formar alianças (Como assim?). Esse ambiente democrático atual é propício para a ampliação dos direitos sociais (Vírgula) e é atuando em união que construiremos um Brasil melhor (O que, para você, é um Brasil melhor? Quando apresentada assim, a ideia fica muito vaga).

Comentários do corretor


É notável no texto que o autor possui pouco domínio do assunto. É interessante buscar mais informações acerca do tema e elaborar um projeto de texto para que haja coerência e organização das informações apresentadas em cada momento do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). 

Apresente uma proposta de intervenção.

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200