O desejo de melhorar a situação do Brasil é de todos os cidadãos, óbvio (Melhorar a partir de qual perspectiva?). E para haver uma melhora os brasileiros devem sair de suas casas e protestar. Já houve outras manifestações antigamente, como a "Diretas já!" e mesmo que não tenha tido resultados totalmente satisfatórios (Por quê? Explique no texto), não deve ser usado como exemplo para não tentar novamente garantir os direitos que todas as pessoas do país têm.
No ano de 2017, já houve inúmeras manifestações em todas as cidades brasileiras (Dê exemplos). Não foram as primeiras, como visto anteriormente (Vírgula) e não serão as últimas. Com todos os problemas que tem acontecido, (Sem vírgula) envolvendo políticos e grandes empresas, é agora que o povo deve levantar e agir! A última que teve foi em Brasília, onde as pessoas estavam tão revoltadas que invadiram o Congresso. E os que assistem só esperam bons resultados.
Porém (Vírgula) essa ideia de invadir o congresso não é nova. Em 2014, centenas de pessoas fizeram o mesmo querendo o impeachment da presidenta da época, Dilma Rousseff. E os resultados foram satisfatórios, pois ela saiu da presidência logo depois (Observe que isso só aconteceu no ano passado, a partir do evento classificado como "Golpe").
É essencial muitas pessoas participarem dessas manifestações, pois elas estão garantindo os direitos de todos os cidadãos (Quais direitos? Discuta-os no texto). Por isso, vão para a rua!
Comentários do corretor
O autor não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, são apresentadas poucas ideias no texto, e algumas delas estão presentes no senso comum. Desse modo, é interessante elaborar um projeto de texto, pois isso auxiliará no desenvolvimento e na coerência das ideias que serão apresentadas.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |