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Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 24/04/2017

Status:

Corrigida
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Desde os primórdios (Evite esse tipo de expressão clichê no texto), o homem sempre criou armas para se defender. Na Índia, por exemplo, existem armas químicas desde 2000 a.C, nessa época era comum empregar nas guerras cortinas de fumaças, dispositivos incendiários e vapores tóxicos. A Primeira Guerra Mundial, (Sem vírgula) marcou os campos de batalha com novas substâncias químicas desenvolvidas especialmente para fins militares. Atualmente, o emprego de armas químicas em guerras é proibido pela Convenção sobre Proibição de Armas Químicas (CPAQ).

Na Primeira Guerra Mundial, os principais gases tóxicos utilizados foram o gás de cloro, o gás fosgênio e o gás mostarda. Foi comprovado que o gás mostarda pode ser considerado o pior dos gases, pois além de provocar o ressecamento das vias aéreas superiores e cegueira instantânea, provoca erupções na pele e ruptura dos vasos sanguíneos, dando aos soldados uma aparência disforme. (Expõe, mas não articula as informações para evidenciar o ponto de vista)

Há alguns anos, o Brasil participa da CPAQ ( Convenção Internacional sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção, Estocagem e Uso de Armas Químicas e sobre a Destruição das Armas Químicas) desejando contribuir com as convenções, (Sem vírgula) apoiadas pela ONU. No entanto, não é preciso instalações especiais para se produzir armas químicas. (Vírgula) pois Elas podem ser desenvolvidas em qualquer país que disponha de uma indústria de fertilizantes químicos razoavelmente desenvolvida. (Vírgula) O que torna mais difícil a fiscalização da OPAQ ( Organização para Proibição de Armas Químicas).

Recentemente, foi publicado um artigo no site da revista de circulação nacional, Superinteressante, que foi descoberto na Líbia e em outros países do Oriente Médio, indústrias de armas químicas disfarçadas de indústrias farmacêuticas. O resultado dessas armas podem ser conferidos no ataque iraquiano a um vilarejo em seu território ocupado pelo Irã. Além disso, a União Soviética foi acusada de utilizar gases incapacitantes contra o Afeganistão. Exemplificando o quão difícil é fiscalização da OPAQ.

Em suma, devemos educar as futuras gerações (De que maneira?), conscientizando-as do mal das armas químicas.(Vírgula) Mostrando-as seus efeitos, como a destruição e deformação de soldados e muitas vezes a incapacitação de inocentes. A fim de construirmos um mundo menos violento, mais empático e humano, onde os acordos de paz e proibição são cumpridos.
 

Comentários do corretor


Não há tese. 

Há problemas na construção de sentido. Reveja coesão e coerência. 

Discussão limitada. Deixe evidente o seu ponto de vista acerca do tema. 

Não há proposta de intervenção.

Observe que há o uso de primeira pessoa no texto. Evite. 

Continue exercitando a sua escita. 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200