- Banco de redações


Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 23/04/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No que se refere ao uso de armas de destruição em massa, podemos afirmar que elas têm sido motivo de grande preocupação para a humanidade desde o princípio de suas descobertas. Armas químicas e biológicas foram usadas inclusive nas duas guerras mundiais e até hoje, diante de tantas pessoas mortas, não sabemos até onde vai a capacidade humana de destruição.

É evidente que ao longo dos tempos, (Sem vírgula) os envolvidos em guerras sempre buscaram essas formas de destruição contra o inimigo. Isso foi possível como desenvolvimento industrial nos últimos séculos, começando a ser empregada efetivamente na Primeira Guerra Mundial. Um dos principais cientistas a desenvolver tais armas químicas foi o alemão Fritz Haber que utilizou o gás cloro visando à saída dos soldados inimigos das trincheiras. O saldo foi, simplesmente, mais de 5 mil soldados mortos e 10 mil feridos, e isso só fora o começo. Não bastasse o uso de armas químicas, países como o Japão chegaram a fazer experiências com armas biológicas. Esse armamento consiste na utilização de agentes causadores de doenças para ocasionar, na maioria das vezes, problemas no sistema respiratório e nervoso do ser humano. Porém, isso foi pouco utilizado por se tratar de um armamento que poderia sair do controle de seus manipuladores. (Apenas expõe)

No entanto, mesmo diante de tantas atrocidades, (Sem vírgula) em que muitas vezes as principais vítimas são os civis, não se sabe até onde vai a capacidade do homem em destruir seus semelhantes. Notamos que a guerra é um jogo de interesses e para isso muitas nações se armam poderosamente. Mesmo com acordos (Quais? Cite-os) para a não utilização dessas armas, países desrespeitam-nos. Seu último uso aconteceu recentemente no ataque feito pelas autoridades sírias contra uma cidade dominada por seus opositores, deixando mais de 80 mortos, sendo 27 crianças. Em represália, os Estados Unidos atacaram uma base militar síria com mísseis, acusada de ser de lá que partiram os ataques.

Dessa forma, é fato que as armas químicas e biológicas podem trazer inúmeras consequências para a humanidade. Portanto, é preciso que seja revista entre as nações, (Sem vírgula) as proporções que tomam ao se utilizar-se desses arsenais bélicos. Acordos já foram feitos, mas países desrespeitam e se armam cada vez mais. Em se tratando de conflitos, é difícil acordos serem cumpridos, (Ponto final) todavia é preciso o empenho para evitar a morte agonizante de tantos inocentes.
 

Comentários do corretor


Cuidado com o uso de primeira pessoa.

Argumentação limitada. Apenas expõe. Faça um projeto de texto. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200