Reforma na educação e suas consequências - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 26/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Sancionada pelo atual presidente, Michel Temer, a medida provisória da reforma do ensino médio - também conhecida como "MP da Educação" - tem causado discussões e análises sobre seus benefícios e pontos fracos. A reforma deseja alterar [implementar] pontos como: personalização da grade curricular, escolas em tempo integral e contratação de profissionais sem diploma, mas com notório saber na área.

É evidente que o ensino médio (e toda a educação brasileira) necessita de uma reforma. Pesquisas do governo afirmam que um milhão de jovens entre 16 e 18 anos estão fora da escola, sendo que 33% desses justificam essa ausência pela falta de interesse nas escolas. [vírgula] Ou seja, a escola já não atrai mais o aluno e esse, por falta de maturidade, não entende o porquê estudar. Assim, fica mais claro que uma mudança ou reforma será um grande um passo para atrair os estudantes , porém, existem pontos falhos que podem prejudicá-los.

Vale salientar que as mudanças da "MP da Educação" serão aplicadas apenas nas escolas públicas, enquanto as escolas particulares seguem com grades completas. Observamos, então, um desiquilíbrio no processo de formação, já que as escolas públicas forneceram [fornecerão] uma grade curricular menor. Outro tema muito discutido é que a reforma proporcionará ensino técnico e profissionalizante. Nasce, então, uma indagação: o aluno da rede pública será formado para ingressar no mercado de trabalho técnico enquanto o aluno da rede particular estudará para entrar nas melhores faculdades?

Por fim, fica claro que uma reforma no ensino deve acontecer, mas que a atual solução aumentará as desigualdades entre as redes privadas e públicas de ensino. É necessário,primeiramente, transformar a educação básica e, a partir daí, formar jovens maduros e capazes de escolher o que será melhor para cada um, respeitando suas aptidões, vontades e conhecimentos.

Comentários do corretor


O texto apresentou um bom nível de escrita, fez colocações válidas sobre o tema e desenvolveu uma linha argumentativa bem fundamentada. Procure ir além do senso comum, apresentando uma linha argumentativa bem fundamentada que explore bem as possibilidades do recorte temático. 
Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200