Reforma do ensino médio: Avanço ou retrocesso? - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 26/03/2017

Status:

Corrigida
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A Educação brasileira vem passando por muitas transformações ao longo dos anos. Conseguimos evoluir em muitos aspectos. Em termos econômicos, o País  [país] figura entre os dez maiores PIBs (produto interno bruto) do mundo. No entanto, o ensino brasileiro está muito aquém do que se espera para uma nação do porte do Brasil. Nossos indicadores educacionais nos colocam em patamares iguais às nações africanas [vírgula] as quais não possuem nem de perto o nível de desenvolvimento da União. Recentemente, o governo brasileiro pôs em pauta a votação da reforma do ensino médio com a intenção de melhorar os números da educação nacional, evitar a evasão escolar e propiciar aos jovens o direcionamento de suas carreiras.

A proposta propõe unificar todas as disciplinas presentes no ensino médio, hoje mais de dez, em quatro grandes blocos. A partir desta [dessa mudança, o formato disciplinar e educacional se tornará mais dinâmico [vírgula] proporcionando maior agilidade para os discentes e docentes. Ademais, o novo formato possibilitará ao estudante direcionar seu estudo de acordo com sua aptidão e anseio para o mercado de trabalho. A consequência da alteração será dar maior eficácia ao ensino nacional, gerando maior produtividade e eficiência para a economia e melhorando, consequentemente, os índices de desemprego e massa salarial.

O formato que vigora no País está extremamente atrasado, não possui característica inovadora, [sem vírgula] e sofreu poucas alterações ao longo dos últimos governos. O reflexo do baixo investimento em inovações educacionais pode ser verificado em diversos dados sobre a educação do País. O analfabetismo funcional cresce exponencialmente no Brasil contemporâneo, os mais jovens não se sentem estimulados a permanecer na escola e buscar um futuro digno, o ensino superior funciona como uma fábrica de diplomas [vírgula] despreocupado em formar pensadores para a nação. Estes [Esses] são apenas alguns exemplos de muitos que poderíamos elencar aqui.

O sistema educacional contemporâneo mudou e evoluiu drasticamente nos últimos 20 anos. Por conseguinte, a forma de se pensar a educação deve, necessariamente, mudar. O país precisa estar aberto às ideias que surgem para que se possa construir em um futuro breve uma nação mais rica e firmada no caráter social do trabalho. A reforma traz consigo certa resistência ao novo, à mudança. Todavia, para que se possa crescer como nação, evoluir como cidadãos e melhorar os índices educacionais, precisamos olhar os pontos fortes da mudança e entender que o melhor caminho para o Brasil sair da crise educacional e moral que vive é ter a certeza e de que a reforma proposta será benéfica para toda a população brasileira.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto, fez considerações válidas sobre a questão e apresentou um bom nível de escrita. Todavia, procure desenvolver uma proposta de intervenção mais específica sobre a questão e atenção ao número de linhas exigido pela proposta de redação!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200