Topo
pesquisar

Banco de Redações [redação sem título]

Banco de Redações

Tema: Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Redação enviada em 25/03/2017 15:55

PUBLICIDADE

Com opiniões divergentes, esta proposta pelo governo Temer (Qual proposta?) tende a modernizar o modelo tradicional do Ensino Médio. Entretanto, mesmo que esta reforma tenha o ideal de melhoria, deve-se analisar suas mudanças e consequências.

A principal delas é a mudança na grade curricular, diminuindo a quantidade de matérias que o aluno estude. A consequência disto é que as disciplinas de ciências humanas( filosofia, sociologia, artes e história), como destaque, se tornem opcionais nas escolas, podendo resultar o desemprego para o professor em algumas unidades de ensino. (Ressalte o seu posicionamento acerca dessa informação. Deixe-o evidente)

Outra modificação é o curso profissionalizante a partir da metade do Ensino Médio, sua consequência não é na educação e sim externa (Como assim?). Vale salientar que atualmente o Brasil tem elevadas estatísticas de desemprego, com a árdua batalha por uma vaga de emprego, o estudante depois de formado no curso poderá ir trabalhar, causando um inchaço no mercado de trabalho (?).

Por fim, a palavra-chave para a melhoria no Ensino Médio não é mudança e sim qualidade. Por parte das escolas, a realização de debates e palestras é essencial para a o entendimento e compreensão de pais e alunos. Estudar é o caminho para o sucesso, para alcançá-lo não é necessário um atalho (Vírgula) e sim o caminho certo.

Comentários do corretor


Apresente fatos que auxiliarão no desenvolvimento da sua argumentação. 

Problemas na construção de sentido. Estude coesão e coerência. 

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. 

Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola