A REFORMA - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 24/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O resultado do último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), publicado em setembro de 2016 (Vírgula) revelou que o ensino médio e os anos finais do ensino fundamental estão abaixo da meta esperada. Desde 2011 (Vírgula) no ensino médio, a meta para português e matemática não é alcançada. Daí surge, uma necessidade de reformulação: A Reforma do Ensino Médio.

Sancionada no começo de fevereiro pelo presidente Michel Temer, consiste em reformular o ensino médio brasileiro. Tornar o ensino mais atrativo e diminuir a evasão escolar é são um dos focos da reforma. Dentre os pontos (Vírgula) destacam-se: aumento da carga horária (de 800 horas anuais para 1.400 horas); incentivo a escola em tempo integral; opção do ensino técnico junto ao ensino médio; 60 % da carga horária é composta pelos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o restante fica a critério do aluno (Linguagens e suas tecnologias, Matemática suas tecnologias , Ciências da natureza, Ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional) (Usa-se vírgula ao invés do ponto e vírgula).

Geraram inicialmente manifestações, protestos e paralisações, várias escolas e universidades foram ocupadas em todo o país, o que acarretou no cancelamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016 em diferentes cidades da Federação (Observe que o Enem foi feito pelos alunos um mês após a data marcada para o acontecimento do exame). Causou prejuízo para milhares de estudantes e para os cofres públicos (Como assim?), além de virar motivos de memes e discussões na internet. O direito a liberdade de expressão nos é assegurado pela Constituição, porém para protestar contra algo é necessário primeiramente, (Sem vírgula) conhecer (O quê?). Falta de informação e conhecimento aprofundado sobre o assunto foi uns dos motivos que levaram milhares às ruas que, desenformados nem sequer sabiam contra o que exatamente estavam protestando (Cuidado ao fazer certas afirmações).

A reforma é um importante passo para mudar o triste cenário do ensino médio no país (Descreva o que seria esse cenário triste do ensino médio). Ao propiciar ao aluno direito de escolha entre cinco itinerários formativos (40% da carga horária), torna mais atrativo o aprendizado e eleva o rendimento escolar (Por quê?). Ademais, oferece a opção de cursar o ensino médio junto ao técnico profissionalizante, abrindo um leque de oportunidades ao estudante.

Portanto (Vírgula)  é necessária, além de propor reformas, a valorização do professor com salários mais dignos e respeito dentro e fora da sala de aula. Além disso, o Governo deve investir na educação básica que é o alicerce para a construção de um ensino de qualidade. Como já dizia Immanuel Kant: "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele".

Comentários do corretor


"A reforma".

Cuidado com as marcas de oralidade presentes no seu texto. 

Discussões limitadas ao senso comum. Apresente fatos que ressaltem o seu ponto de vista. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. 

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200