- Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 24/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O atual modelo do ensino médio é praticamente o mesmo desde o governo Getúlio Vargas (Apresente pontos em comum) e se tornou defazado e incompatível com a realidade dos estudantes brasileiros, precisando ser reformado (Por que é incompatível? Explique isso). Recentemente (Vírgula) devido a baixíssima nota dos estudantes do ensino médio no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) (Vírgula) o governo lançou uma nova proposta para o formato do ensino médio, que tem muitos prós e contras.

Ademais, um grande impasse a ser resolvido é que 1,7 milhão de jovens não estudam nem trabalham, principalmente por falta de uma escola mais estimulante e que mostre uma visão de futuro mais ampla. Outro problema é que a nova proposta aponta que o aluno escolha uma entre quatro grandes áreas do conhecimento (Quais?), o que é um tanto incoerente quando se trata de alunos de 14 e 15 anos que não tem a maturidade suficiente para escolher o que querem estudar, sem contar que todas as matérias são indispensáveis para uma boa formação acadêmica do estudante (Explique o porquê disso). Mas a vertente do problema não foi tratada, que é o excesso de conteúdos , a falta de tempo e a desvalorização e descapacitação de alguns professores. (Desenvolva as ideias aqui presentes com mais clareza)

Diante do exposto acima, medidas são necessárias para resolver o impasse (Não está evidente no seu texto). Para tornar essa reforma coerente com a realidade é preciso que o Ministério da Educação em parceria com o MEC (Observe que o MEC e o Ministério da educação são a mesma coisa, o que muda é a abreviação) reorganizem a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e enchuguem os conteúdos do ensino médio, aumentando a carga horária para período integral com ensino técnico integrado, para que esse jovem já saia capacitado para o mercado de trabalho; podendo ser a carga horária no período da manhã e tarde ou manhã e noite para dar oportunidade aos jovens que trabalham em meio período. Também é preciso diminuir o número de alunos por sala e valorizar mais o professor que é peça fundamental nesse processo, (Ponto final) afinal a educação exige os maiores cuidados porque influi sobre toda a vida (Vírgula) segundo (Sêneca) (Sem parênteses).

Comentários do corretor


Apresente fatos que encaminharão a discussão no seu texto.

Não há tese.

Reveja como um texto dissertativo argumentativo é desenvolvido. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200