Solução Vs Problema - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 24/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A educação brasileira está precária, a cada ano que se passa piora ainda mais (Por quê? Desenvolva essa discussão). É fato que medidas devem ser tomadas para mudar o rumo dessa situação, mas, (Sem vírgula) deixar as matérias sendo opcionais não é a melhor da soluções (Quais matérias? Cite-as).

Muitos alunos entram no ensino médio sem saber o que seguir profissionalmente, como eles serão capazes de escolher a matéria adequada para seu curso? E os que já sabem o que querem, existe profissões que exigem mais de duas matérias, o que farão? (Reformule. Indagações não cabíveis ao texto)

Os vestibulares não mudarão sua forma de avaliar os estudantes, isso será prejudicial, pois ao invés de aumentar o número de pessoas ingressando o ensino superior, esse número irá regredir. (Como assim? Por quê? Deixe isso evidente em seu texto)

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse (Qual impasse? Não está tão evidente no texto). O ministério da educação deve analisar direito essas propostas (Quais?), e se preciso, realizar uma consulta pública. Deve haver também uma troca de ideias, (Sem vírgula) entre os secretários de educação dos estados brasileiro, para saber que medidas Pernambuco tomou pra melhorar cada vez mais sua educação (Como assim? Problema na construção da argumentação). Pois, como diria Kant (Dois pontos) "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele."

Comentários do corretor


Introdução limitada. Apresente fatos que encaminharão as discussões no seu texto.

As ideias presentes precisam ser articuladas. 

Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a redação. Estude coesão e coerência. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200