A renovação escolar - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 23/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil foi sancionada a Lei que regulamenta o desenvolvimento educacional do ensino médio, gerando um grande impacto positivo na vida de milhares de alunos que atualmente estão fora da escola (Cuidado ao fazer generalizações). Entre os pontos positivos (Por que são pontos positivos? Explique) os que mais chamam atenção são: componentes curriculares e carga horária.

Ter liberdade de escolha no currículo escolar é um grande avanço e impõe ao aluno responsabilidade na sua escolha profissional (Por quê?). As alternativas correm por linguagens, matemática, ciências humanas, natureza e técnica com estas opções o educando sentirá um grande comprometimento e entusiasmo com a escola (Como assim? Observe que há um erro na construção de sentido. Reformule essa ideia), captando todos os alunos fora da escola.

Com o aumento de 800 para 1400 horas na formação do ensino médio a(Vírgula) base curricular quase não será alterada, a língua portuguesa e matemática terão o mínimo necessário para todas as escolhas ou potencializadas conforme escolha do aluno. Esta ampliação na formação deixará o aluno melhor preparado para enfrentar o mercado de trabalho.

Diante do exposto (Vírgula) a Lei sancionada que renova a formatação do ensino médio (Vírgula) com o currículo diferenciado e aumento da carga horária (Vírgula) causa entusiasmo e promove maior responsabilidade do estudante na sua vida acadêmica (Explique o porquê disso), ganhando muito com o aumento na formação passando de 800 para 1400 horas (Vírgula) mantendo o currículo mínimo de português e matemática.
 

Comentários do corretor


Apresente fatos na sua introdução que encaminhem discussões acerca do seu ponto de vista.

Formule a tese.

Argumentação limtada ao que prevê a reforma do ensino. Busque fatos que evideciem e afirmem o seu ponto de vista acerca do tema. 

Estude coesão e coerência. 

Não há proposta de intervenção.

Continue exercitando a sua escrita. 

 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200