Topo
pesquisar

Banco de Redações Título: Bons

Banco de Redações

Tema: Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Redação enviada em 22/03/2017 21:45

PUBLICIDADE

Diante da insegurança e instabilidade que a nação brasileira passa, eis que novos projetos são configurados para uma possível retomada econômica, social e cultural de forma eficiente. Por isso, nessa perspectiva, foi imprescindível o surgimento de propostas que contradizem o modelo atual de educação no Brasil (Que é?). Todavia, é pertinente afirmar que, (Sem vírgula) um país subdesenvolvido como o nosso ainda possui marcas históricas e tradicionais que não apagam da nossa memória a marca de uma educação elitista e desigual que ainda vigora em nosso país (Boa argumentação, mas precisa ser desenvolvida com mais clareza).

No ramo da educação, e, (Sem vírgula) especialmente no nível médio da escola, o governo propôs um ensino integralizado que ofertará uma demanda de estudo diurnamente. Logo, os indivíduos com vulnerabilidade econômica passam a freqüentar a escola com maior freqüência, (Sem vírgula) e, consequentemente, aquilo que o Estatuto da Criança e do Adolescente dita a respeito da idade mínima para trabalho que é preenchido pela educação é contraditório (Como assim? Reformule).

Além disso, frente aos documentos que regem a educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, estes passarão a ter novas propostas curriculares aos professores (Quais?). Dessa maneira, a formação no ensino superior em cursos de licenciatura necessita, a priori, de uma reforma na matriz curricular. (Víírgula) Pois, (Sem vírgula) é notório que os antigos professores que ainda fomentam aquela educação bancária (?) contestada por Paulo Freire, precisam rever seu discurso frente a essa nova modalidade de educação que sistematiza um ensino autônomo, interdisciplinar e de metodologias ativas.

Portanto, é necessário que reformas no ensino médio necessitem ser feitas paulatinamente, pois a ideia de ensino e aprendizagem precisa ser compreendida pelo governo, aquilo que um grande pesquisador, conhecido como: (Sem dois pontos) Pierre Bourdier destaca, sendo estes: o capital cultural, econômico e social imprescindíveis na visão de uma escola contemporânea. Dessa forma, o governo deve buscar inicialmente um diálogo com diretores regionais da educação de cada estado, buscando priorizar melhorias no ensino e aprendizagem, a partir de incentivos na estrutura física da escola, bem como, (Sem vírgula) numa linha de formação continuada aos docentes (Reformule).














 

Comentários do corretor


Cuidado com o uso de primeira pessoa no seu texto. 

Articule as ideeias presentes no texto, de modo que elas ressaltem o seu ponto de vista acerca do tema.

Faça um projeto de texto. Estude coesão e coerência. 

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola