Topo
pesquisar

Banco de Redações [redação sem título]

Banco de Redações

Tema: Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Redação enviada em 21/03/2017 20:11

PUBLICIDADE

O país (Vírgula) nas últimas décadas (Vírgula) tem enfrentado a falência do seu sistema público de ensino no que se refere ao nível básico (Desenvolva essa ideia). Recentemente, (Sem vírgula) o Governo Federal propôs a Reforma do Ensino Médio cujas principais propostas são a redução das treze disciplinas em quatro grandes áreas e a formação profissionalizante. Entretanto, se o governo tem-se mostrado incapaz em melhorar a qualidade do ensino atual (Vírgula) uma mudança em que condensa disciplinas e adiciona-se a formação profissional ao ensino médio, será que não colaboraria ainda mais para o agravamento do quadro atual e a formação de mão-de-obra despreparada?

O último ano foi marcado por diversos protestos estudantis em resposta às centenas de escolas que foram fechadas no país e à redução da verba destinada à educação, o que levou, também, a paralisação de parte do ensino federal. Tais fatos revelam que o principal motivo do déficit educacional no país está mais ligado a falta de investimento por parte do setor público e na desvalorização dos profissionais da área do que à estrutura curricular. (Apresente fatos que sustentem a sua agumentação)

Outro fator a ser considerado é o baixo desempenho do Brasil no ranking mundial de educação, estudo realizado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (Problema na construção de sentido. Reelabore essa afirmação). Ele reflete a deficiência do ensino básico nacional revelando que o conteúdo aprendido pelo aluno brasileiro está abaixo da média se comparado a outros países subdesenvolvidos como, por exemplo, Cingapura.

Além disso, a reestruturação curricular do ensino médio deve ser feito após um debate envolvendo todos os profissionais atuantes na área da educação, visto que esses são os que melhor conhecem a realidade do seu trabalho, e da população e não um projeto imposto como tem sido (Como assim?).

Assim, a imposição de tal projeto, além de inconstitucional (Afirmação equivocada), pois não resultou de um processo democrático (Reflita sobre essa afirmação), revela-se inadequada para a realidade brasileira cuja maior falha educacional decorre do descaso do poder público com a educação no país e do ínfimo investimento a ela destinada. Antes da adoção de qualquer projeto que vise modificar o ensino básico atual (Vírgula) deve haver uma participação dos profissionais envolvidos na área e da população na formulação deste, além de um investimento (Que tipo de investimento?) significativo por parte do governo para que o ensino público de qualidade torne-se algo tangível.
 

Comentários do corretor


Não apresenta tese. 

Problema na construção de sentido. Estude coesão e coerência. 

Discussões limitadas. Apresente fatos que possam sustentar o seu ponto de vista. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a redação. 

Reformule a proposta de intervençaõ.

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola