- Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 21/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

   Segundo a sociologia da educação de Émille Durkheim, o papel da ação educativa é "formar um cidadão que tomará parte do espaço público e, (Sem vírgula) não somente o desenvolvimento individual do aluno". Nesse viés, o atual modelo de ensino brasileiro mostra-se ineficaz em todos os sentidos (Fica muito vago. Cite ao menos um exemplo). Sendo assim,façamos algumas ponderações acerca da reforma do ensino médio.
 

 Em primeiro lugar, um dos pontos principais da reforma é o ensino técnico e profissional (MedioTec) - que capacitará os estudantes, para que esses possam,  (Sem vírgula) ingressar-se no mercado de trabalho. Entretanto, apesar de ser - em tese - uma proposta para diminuir o índice de jovens desempregados, essa levará apenas a uma formação tecnicista, sem a ênfase de uma formação crítica do estudante (Por quê? Desenvolva essa ideia). Ademais, o número de vagas ofertadas inicialmente - cerca de 82 mil, de acordo com dados do MEC -, serão insuficientes para toda rede de ensino público brasileiro. 

 Em segundo lugar, o ensino integral dos discentes mostrao-se inviável, sendo que,(Sem vírgula) apenas 5,6% das matrículas são em período integral, segundo dados do Portal G1. Nesse sentido, instituições de ensino enfrentariam problemas para ofertar as 1400 horas anuais estipulados pela reforma. Desse modo, aumentando as disparidades do ensino no país - favorecendo apenas aqueles que frequentam escolas públicas de elite, em detrimento das demais escolas (Como assim? Desenvolva essa ideia).
   

  Destarte, fica evidente que a reforma do ensino médio apesar de necessária deve ser reavaliada e modificada (Isso não fica evidente no texto. Reelabore a sua argumentação expondo fatos). Para tanto, a ação conjunta entre o Estado e a Secretaria da Educação faz-se necessária. Sendo assim, cabe ao Estado investimentos na ampliação da infraestrutura da rede pública - aumentando o número de escolas e a qualidade das mesmas - a fim de suprir as necessidades dos usuários. Além disso, cabe a Secretaria de Educação investir na capacitação e qualificação de professores, garantindo assim, que as aulas sejam ministradas por profissionais capacitados e competentes. Por fim,  recai sobre a Secretaria de Educação, (Sem vírgula) a adoção de materiais didáticos atualizados e de qualidade a fim de promover um maior desenvolvimento do aluno. Dessa forma, o ensino médio no Brasil,  (Sem vírgula) formará cidadãos preparados para a atual sociedade.

Comentários do corretor


Cuidado com o uso de primeira pessoa no seu texto. 

Apresenta discussões pertinentes ao tema. 

Observe alguns erros gramaticais.

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200