Topo
pesquisar

Banco de Redações Título: Uma mudança necessária

Banco de Redações

Tema: Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Redação enviada em 21/03/2017 09:28

PUBLICIDADE

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Essas são palavras do pedagogista e filósofo brasileiro Paulo Freire que sintetiza a importância da educação em uma (para a formação de uma) sociedade consciente. Tal reflexão confronta diretamente com a realidade da educação (Qual) brasileira que vem apresentando índices catastróficos (Vírgula) ano após ano, sobretudo (Vírgula) nos níveis fundamental e médio. O que poderia ser feito para contornar esse problema?

Sancionada no dia 16 de março de 2017 (Vírgula) com previsão para vigorar a partir de 2018, a reforma do ensino médio promete mudar esse cenário (Qual?). A medida prevê o agrupamento das 13 disciplinas do ensino público nacional em quatro grandes áreas: Ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática. Além da opção de cursar o ensino técnico simultaneamente e sair do ensino médio com dois diplomas. (Expõe, mas não argumenta)

Além disso, a reforma do ensino médio visa aumentar a carga horária para cumprir a meta seis do Programa Nacional de Educação (PNE) de até 50% das escolas e 25% das matrículas na educação básica estejam em tempo integral. Com isso (Vírgula) os estudantes terão muito mais tempo para desenvolver suas habilidades e isso refletirá em melhores resultados nos índices que avaliam a qualidade da educação.

Assim sendo, fica evidente (É preciso apresentar mais argumentos para que isso fique evidente) que a reforma do ensino médio mostra-se uma medida eficaz porém, por si só, não resolve todo o problema. É necessário que a população cobre dos seus governantes a ampliação das mudanças para outras esferas educacionais, além de melhores salários e valorização dos professores. Só assim a verdadeira mudança (O que seria essa verdadeira mudança?) poderá ser alcançada.
 

Comentários do corretor


Compreende a estrutura do texto, mas expõe muito e argumenta pouco. Procure articular mais as ideias do seu texto para reforçar o seu ponto de vista.

Continue exercitando a escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola