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Banco de Redações Título: Reforma não só no ensino médio mas também nas escolas

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Tema: Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Redação enviada em 19/03/2017 17:32

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É notório que a reforma do ensino médio no Brasil traz divergências de opiniões, principalmente em movimentos sociais e entidades ligadas à educação (Por quê?). Dentre tantos fatores, (Sem vírgula) relevantes destacam-se:(Sem os dois pontos) aspectos favoráveis e contrários para a melhoria da qualidade de ensino do país (Quais? Exemplifique).

(1) Sabe-se que á (a) reforma do ensino médio vem para favorecer (Por quê? Desenvolva melhor essa ideia), implementando a opção de curso técnico inserido ao  ensino médio na educação do pais (país), que por sua vez tem um ensino publico de baixíssima qualidade e abandono escolar (Exemplifique e discuta as causas), comprometendo o futuro de jovens estudantes. Segundo índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) (Vírgula) 1,7 milhão dos jovens de 15 a 24 anos nem estuda, nem trabalha e o desempenho em português e matemática e (é) menor hoje do que em décadas atrás (Por quê?).

(1)Além disso, o grande problema do ensino médio no Brasil não é curricular como trás (traz) a questão da reforma, deixando de lado disciplinas não obrigatórias, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no aprendizagem dos alunos e no crescimento das escolas. Tantas vezes, mau (mal) remunerados, nem um pouco incentivados e escolas com poucas estruturas para poder o estudante ter uma educação de qualidade (O que seria essa "educação de qualidade?). De acordo com Immanuel Kant filosofo, o ser humano e aquilo que a educação faz dele (Observe que essa informação não apresenta coerência com o que foi discutido anteriormente).

(2) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Diante disso, antes mesmo de se propor uma reforma de tamanha grandeza, o ministério da educação (MEC) juntamente com a receita federal do Brasil (RFB), movimentos sociais e professores da categoria,(devem) discutir mais a respeito da reforma, por melhorias nas escolas, que muitas não tem se quer estrutura para poder suporta carga integral, o (RFB) que faz o recolhimento de tributos, implementar uma porcentagem de imposto recolhidos da população, usar em estruturas para escolas e implementação de tecnologia de qualidade, já que a carga horaria (horária) vai ser aumentada gradualmente no ensino, para que não fique um dia-a-dia (dia a dia) desgastante para o professor e o aluno e por último (Entre vírgulas) reajuste de piso para professores valorizando o docente em sala de aula.

Comentários do corretor


(1) Reveja alguns elementos coesivos que podem te auxiliar a escrever um texto mais coerente.

(2) Apresenta, de modo superficial, uma proposta de intervenção. 

O texto apresenta muitas ideias interessantes, mas é necessário que haja articulação das ideias expostas. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


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