A solução é o debate - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 17/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

(1) Pode-se perceber nitidamente que a educação no Brasil sempre esteve mais voltada para o ensino tradicional (Como assim? Desenvolva essa ideia). Fato que contribui para o aumento das já elevadas taxas de evasão escolar (De que modo?), bem como para o desinteresse do aluno em estudar determinada disciplina. Dessa maneira, a reforma do ensino tem, entre outras finalidades, o intuito de solucionar ou diminuir o problema citado (Qual dos problemas citados? A evasão escolar ou o desinteresse por determinadas disciplinas?).

Em um parâmetro global, alguns países já abandonaram o ensino clássico para adotar a forma contemporânea de aprendizado (O que seria ensino clássico e contemporâneo? Fale sobre isso no seu texto). A Escola da Ponte, em Portugal, se tornou modelo em educação atualmente, uma vez que a mesma (Use mesma quando houver sentindo de igual) investe não só no conteúdo teórico, como também se preocupa em formar pessoas capazes de respeitar as diferenças e de exercer a cidadania dentro dos conceitos ético-morais.Essa realidade é diferente nas escolas brasileiras. (Discussão limitada; desenvolva os seus argumentos)

Além disso, uma das questões que se tornou preocupante é quanto ao número de adolescentes fora da escola (Por quê? Explique isso no seu texto). Nesse sentido, faz-se necessário analisar o cerne desse contexto, visto que a resistência em para solucionar o problema da evasão se mostra não na quantidade de matérias, mas na forma em que são abordadas (Explique melhor essa ideia).

Sendo assim, a nova proposta de ensino trouxe mudanças que causaram uma bipolarização da sociedade entre aqueles que são ou não a favor de tal medida (Por quê?). O ensino profissionalizante e o horário de aula integral são outros temas que merecem ser debatidos, posto que grande parte das escolas públicas ainda não têm infraestrutura adequada para adotar tal mudança.

Torna-se evidente, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. A essência da democracia é debate. Dessa forma, o Governo deveria organizar centros de discussões com profissionais da educação entre outros, como também permitir a participação popular, a fim de chegar a um consenso sobre as propostas que a reforma prevê. Por fim, os professores poderiam procurar métodos para deixar seu ensino mais didático, bem como a apresentação de filmes e documentários aos alunos, para assim, (Sem vírgula) minimizar as taxas de evasão escolar.

Comentários do corretor


(1) Não apresenta tese. 

O texto apresenta argumentos, mas eles precisam ser mais desenvolvidos.

Apresenta de forma mediana uma proposta de intervenção.

Procure exemplificar mais para reafirmar e sustentar o seu ponto de vista.

Reveja coesão e coerência; uso da vírgula. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200