Novo Ensino Médio - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 16/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

(1) Atualmente, há uma série de discussões(Que tipo de discussões? Desenvolva isso no seu texto) acerca da implementação do novo ensino médio, que se deu através da lei n° 746/2016 que foi instituída como medida provisória, e prevê reformas no ensino médio brasileiro através por meio da alteração das leis n° 9.394/96 - lei das diretrizes e bases da educação- e da lei n° 11.494/2007, que regulamenta o fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização profissional. 

(2) A reforma do ensino médio, aprovada em 16 de fevereiro de 2017, foi algo muito repentino, ela prevê várias mudanças (Fale sobre essas mudanças) para a educação do ensino médio no Brasil, (Ponto final para iniciar um novo período; falta de coesão)  um dos principais objetivos é manter os jovens na escola, aumentando sua jornada de estudo através da instituição do ensino integral, juntamente com a oferta dos chamados Itinerários formativos- 4 áreas de ampliação do conhecimento para o ensino superior, além da oferta do ensino técnico- o ensino integral se deu a partir do aumento da carga horária de ensino anual, que era 800 horas por ano e quase dobrou, agora esta previsto 1.400 horas por ano, e será implementada através de um programa de fomento, que irá gradualmente ampliando essa proporção, onde em que esta está previsto que até 2024, 50% das escolas e 25% das matriculas na educação básica, estejam no ensino de tempo integral.

É nítido que o formato de educação do Brasil está defasado defasada e é mais que necessária uma reforma na educação, (Ponto final para iniciar um novo período) porém algumas medidas adotadas podem ter resultados ruins, como por exemplo a disponibilidade dos itinerários formativos, onde as instituições de ensino médio são obrigadas a oferecer ao menos 1 dentre os 5 disponíveis, o que de início pode causar uma desigualdade de escolha entre os estudantes, já que nem todas as  escolas poderão ofertar os itinerários desejados. Outra medida que causa indignação, é a questão do notório saber, onde em que os cursos técnicos poderão ser ministrados por pessoas com conhecimento adquirido fora do ensino formal (Reelabore essa afirmação).

(3) Tendo em vista tais questões, é significativo que algumas medidas tomadas, como o aumento da carga horária, possam pode trazer reflexos muito bons ao desenvolvimento escolar e pessoal dos alunos (Por quê? Deixe isso claro no seu texto),. Porém porém é necessário que medidas sejam tomadas para melhorar o ensino em si (Que medidas seriam essas?), e não apenas a sua estrutura,(Ponto final para iniciar um novo período) além de tomar medidas para que essa nova jornada de ensino não se torne tão desgastante para eles, podendo até haver reuniões nas próprias escolas para saber a opinião dos alunos acerca do que pode ser feito.

Comentários do corretor


(1) Apresenta fatos, mas não elabora a tese. 

(2) Observe a falta de coesão e coerência nesse parágrafo.

Evite períodos muito longos para evitar erros gramaticais. 

(3) A proposta de intervenção não está clara; reelabore. 

O texto apresenta problemas de coesão e coerência. 

Os argumentos apresentados são pertinentes ao tema, no entanto, estão limitados. Procure exemplificar mais, relacionar com outras áreas do conhecimento. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200