A reforma do ensino deve envolver qualidade, não apenas mudanças ao acaso - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 15/03/2017

Status:

Corrigida
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(2) Uma das frases mais conhecida conhecidas do filósofo brasileiro Paulo Freire é: “Se a educação

sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Tal assertiva

traz uma visão ampla acerca da enorme importância da educação para o desenvolvimento

econômico e social de um país (Desenvolva essa ideia). Entretanto, no Brasil a educação esta está sucateada (Desenvolva essa ideia), e o índice

de jovens que não estudam e é alarmante (Explique o porquê disso estar acontecendo). (1) Logo, toda sociedade espera na reforma do ensino

médio, colocada proposta pelo governo, reverter essa situação (Por quê?).

Antes de mais nada, o Brasil ocupa oitava posição na economia mundial. É para

imagina imaginar que ele possui uma educação de qualidade (Vírgula) mas a realidade e desesperadora (Por quê? Exemplifique). O

país investe menos de 10% do PIB na educação, os professores recebem salários baixíssimos e

o número de vagas nas universidade universidades publicas  públicas e  é irrisório  irrisória. E, (Sem vírgula) para piora piorar, foi aprovada, no fim do

ano passado, a PEC 241 que vai limitar limita os investimentos na educação nos próximos vinte anos.

Esse caos é refletido na pouca velocidade na qual a qual nosso país cresce, e no número de brasileiros

que vão busca buscar melhores condição condições de vida no exterior. (Como assim? As suas ideias estão confusas)

Por outro lado, o governo federal, buscando contornar essa crise (Qual crise?), esta está propondo a

reforma do ensino médio, através por meio da unificação de todas as disciplina disciplinas em quatro áreas:

Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagem e Matemática; (3) e também a retirada da

disciplina como Filosofia, Sociologia e Educação Física. Todavia, essa estratégia esta fadada ao

fracasso, uma vez que ela não ataca a raiz do problema que é a péssima estrutura e

qualidade de ensino que é oferecida na rede pública
(Desenvolva melhor essa ideia). Assim como, a corrupção que desvia

bilhões de reais da educação.


Infere-se, portanto, que o ensino médio não necessita de mudanças em suas disciplinas,

mais sim na administração e gestão orçamentária. Nessa perspectiva, cabe aos governos

estaduais elaborar um plano de carreira para os professores baseado na meritocracia (Reflita essa afirmação; busque o significado de meritocrácia), ou seja

quanto maior for o rendimento da turma maior a renumeração do docente (Como assim?). Do mesmo modo,

o governo federal deve investir 10% do PIB na educação. Isso poderá cria criar mais vagas nas

universidades, instalar equipamento pedagógico modernos e aulas em tempo integral em

todas as escolas públicas. Por fim os empresários devem investir mais em pesquisas nas

universidades (Vírgula) para que muitos estudantes tenham a oportunidade de evoluir seu

conhecimento e gerar tecnologia. Só assim poderemos ver a mudança sonhada pelo

educador Paulo Freire.

Comentários do corretor


(1) Cuidado ao fazer generalizações.

(2) As discussões estão pouco pertinentes ao que propõe o tema. Cuidado com certas afirmações. Elabore a sua tese.

Faça um projeto de texto antes de começar a escrever a redação.

Estude coesão e coerência, concordância verbal e nominal, uso da vírgula, conjugação verbal e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

(3) Problema na construção de sentindo.

Não há proposta de intervenção concreta. Reelabore.

Apresenta alguns argumentos contraditórios. 

Há marcas de oralidade no texto.

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 20 Nível 1 - Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 20 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 20 Nível 1 - Articula as partes do texto de forma precária.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     100


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200