caminhos para a melhoria da educação - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 14/03/2017

Status:

Corrigida
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(1) A reforma do ensino médio proposta pelo governo federal busca melhorar a qualidade da educação básica (Envidencie em seu texto o que há de ruim), que a cada ano vem sendo mais negligenciada (De que maneira?).

Entretanto  essa mudança não é suficiente para que o nível da educação nessa etapa seja elevado,pois apenas aumentar a carga horária e dar a opção aos estudantes de se aprofundarem em uma área do conhecimento (Vírgula) ou fazer um curso técnico (Vírgula) não melhorará em nada o ensino , que a  háanos anda deficiente (Desenvolva essa ideia, pois ela não está clara) . Prova disso é o lugar que o Brasil ocupa no ranking mundial da educação, sempre nas últimas colocações. Para haver um aumento da qualidade (Vírgula) faz-se necessário uma melhor preparação dos professores (Cite exemplos), que em alguns casos não sabem praticamente nada da matéria que lecionam (Cuidado com algumas afirmações). O caso do inglês é emblemático. Os alunos saem do ensino médio sem terem aprendido nada da língua inglesa depois de passarem mais de sete anos estudando. Isso se deve não só a má qualificação dos professores mas também ao método de ensino aplicado , que prioriza o aprendizado da gramática antes mesmo do estudante saber falar qualquer coisa do idioma (Desenvolva essa ideia de modo mais claro). Além disso (Vírgula)para que essa reforma realmente tenha algum efeito ,os professores , diretores e secretários da educação precisam ser cobrados pelos desempenhos das escolas , (Ponto final) dessa maneira haverá uma maior preocupação com o aprendizado do corpo discente e consequentemente uma melhora do ensino.

Sendo assim, o governo deve de aprimorar essa proposta para que ela realmente surta algum efeito e se alcance os resultados almejados se tornando uma solução para o problema educacional brasileiro.

Comentários do corretor


Deve-se usar letra maiúscula no início da frase. 

Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Não apresenta a tese. 

(1) Apresente fatos para sustentar o seu ponto de vista. Desenvolva a sua tese. 

As discussões apresentadas são pertinentes ao tema, mas estão limitadas.

Não apresenta proposta de intervenção.

Há problemas na contrução de sentido. 

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso o ajudará com a progressão de sentido do texto. 

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 20 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     190


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200