Reforma do Ensino Médio: uma necessidade para o ensino do país - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 14/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O governo visa implantar a reforma do ensino médio (Vírgula) tendo em vista a defasagem do ensino no Brasil se quando comparado a outros países (Quais países? Cite-os). A reforma para algumas pessoas é bem vista por outras não, pois, no início, foi pensado em retirar da grade curricular disciplinas de fundamental importância para a criação do senso crítico de cada pessoa, que é a filosofia e sociologia (Vírgula) além das disciplinas de artes e educação física. Mas, (Sem vírgula) essa (1) proposta foi revogada, e refeita uma nova (1) proposta  para que o aluno tivesse essas disciplinas como obrigatórias durante um período do ensino médio e as disciplinas de matemática e português obrigatórias durante todo o ensino médio. Porém, (Sem vírgula) essa reforma realmente é a solução para elevar o nível de educação do país?

Primeiramente, deve-se observar como é o comportamento dos alunos em sala de aula, com certeza estudar o que gosta é mais eficaz, traz mais prazer e melhores resultados. Com a reforma, o aluno pode escolher se aprimorar nas disciplinas que mais gosta e que mais o auxiliarão auxiliará em seu campo de trabalho e vida acadêmica (Por quê?). Outro ponto positivo é a mudança na carga horária (Vírgula)  que passaria a ser integral (Vírgula) com a finalidade de o aluno fazer também o ensino técnico profissionalizante, ou seja, após concluir o ensino médio (Vírgula) teria um maior contato com o mercado de trabalho, poderia estagiar e até ser efetivado na empresa. Essa reforma traz o mercado de trabalho para próximo dos mais jovens e os qualifica melhor para atender a um mercado que precisa de mão de obra qualificada que e muitas vezes não encontra (Explique meslhor essa afirmação).

Conclui-se que é possível que este novo ensino traga benefícios ao país, no entanto, dizer agora que é a solução dos problemas não é o correto se observar que tal reforma precisa ser avaliada na prática e isso demanda tempo (Problema na construção de sentido). Mas o mais provável é que mostre ser melhor que o arcaico ensino médio (Por quê?). Agora é a hora de reformular o ensino e esta  essa maneira mostra ser uma boa tentativa,(Sem vírgula) se observar escolas específicas (Quais? Como assim? Esta confuso) que tem esse tipo de ensino os alunos são mais qualificados, tem melhores chances de emprego, inclusive para concursos em áreas públicas.

Comentários do corretor


(1) Use sinônimos. 

Há problemas na construção de sentido. Estude coesão e coerência. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação.

Reveja concordância verbal e nominal.

A argumentação é limitada ao senso comum.

Há marcas de oralidade.

Observe os erros gramaticais em seu texto. 

Há discussões pertinentes ao tema, mas são apresentadas de modo supérfluo.

Continue exercitando a sua escrita.

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200