A verdadeira necessidade da educação - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 12/03/2017

Status:

Corrigida
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O Governo Federal lançou, recentemente, uma proposta na área da educação de realizar uma reforma na grade curricular do ensino médio. Tal modificação pretende unificar determinadas matérias numa só área, além de manter outras- sociologia e filosofia, por exemplo- , como opção do aluno. Sendo assim, pode-se dizer que tal reformulação pode estagnar ainda mais o principal objetivo da educação- (Sem travessão) que é o de proporcionar uma preparação ampla ao aluno para o seu convívio social (Sem travessão)-, além de que também poder acarretar num desvio de atenção sobre o principal impasse que impede a melhora da educação (Qual impasse?).

Em primeiro lugar, a tentativa de modificar o ensino médio estaria está transformando a educação numa ferramenta exclusiva para preparar os estudantes ao mercado de trabalho. A partir do momento que determinadas matérias educativas, tais como Sociologia, Filosofia e Arte, tornam-se optativas, ao mesmo tempo a agregação de importantes valores também perdem sua  importância, tais como a criticidade dos fenômenos que ocorrem no dia a dia, principalmente no campo da política, a capacidade de questionar e filosofar sobre qualquer coisa (O que é coisa?), como também desenvolver potenciais ligadas  ligados as artes e ao talento, proporcionadas proporcionado pela disciplina de Arte. Dessa forma, a educação vai tomando outros rumos e objetivos, deixando de desempenhar o papel de formar cidadãos críticos para indivíduos preparados unicamente para o trabalho. (As ideias precisam ser mais desenvolvidas. Exemplifique mais)

Em segundo lugar, sabe-se que as necessidades da educação estão além do que simplesmente reformular as grades curriculares. Há um abismo social e econômico perceptível entre escolas públicas e particulares, o qual se torna evidente na avaliação de ensino entre essas duas. Tal diferença de desempenho se deve também as diferenças de infraestruturas, preparação dos docentes Cuidado com algumas afirmações) e melhores condições condicionadas pelo investimento. Enquanto a maioria das escolas de povoados e interiores está estão submetidas a condições precárias, como falta de merenda, transportes e professores preparados despreparados, escolas de capitais se mostram em  com realidades bem diferentes, como bons docentes, boa infraestrutura e condições que favorecem no bom aprendizado do aluno. Diante disso, é notória que a principal necessidade da educação não é uma reforma no ensino médio e sim na maneira que se dá essa educação (Como assim?), ou seja, nas instituições abandonadas que acabam atrasando o ideal da educação (Cuidado ao fazer algumas afirmações).

Dado o  Diante do que foi exposto, percebe-se que, portanto, tal reforma não seria a necessidade principal para melhorar a educação (Isso não está claro no seu texto). Ao invés disso, deve-se recorrer ao governo federal para chamar atenção as instituições abandonadas que necessitam de investimentos para proporcionar uma educação decente e equitativa (Ideia que precisa ser desenvolvida com mais clareza). Para tal, seria necessário a distribuição de investimentos na infraestrutura interna e externa das escolas, como áreas recreativas maiores, carteiras e lousas decentes, bibliotecas, merenda e uma boa preparação dos docentes. Além disso, poderia prolongar os horários de estadia estudo dos alunos nas escolas, (Sem vírgula) de forma integral a fim de obter um resultado mais satisfatório do aprendizado, incluindo horários de lazer. Feito isso, a educação do país estaria contribuindo de forma eficaz no futuro dos cidadãos.
 

Comentários do corretor


Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso auxiliará na construção de sentido no texto.

Estude coesão e coerência.

Observe alguns erros gramaticais presentes no seu texto.

Argumentos pertinentes ao tema, mas são pouco desenvolvidos no texto. Procure desenvolver as sua ideias de forma mais clara. Exemplifique mais, use argumentos de autoridade para sustentar o seu ponto de vista.

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200