Retrocesso na educação brasileira - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 12/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Foi sancionada a lei da medida provisória 746, pelo atual presidente interino Michel Temer, que visa a reforma do ensino médio nas escolas brasileiras. O Brasil sempre foi um país carente de investimentos na educação, principalmente a pública. Sendo assim, o governo brasileiro resolveu realizar a reforma; (Vírgula) porém sem a opinião do público, nem qualquer tipo de votação, e usando a mídia com propagandas enganosas para acobertar os prejuízos que a população irá ter. O que esperar de uma lei que já começa deste  desse modo?



Um retrocesso na educação brasileira. (Vírgula e letra minúscula) Sem dúvida. Uma vez que, segundo o "edital" da nova lei, os alunos terão maior carga horária escolar, poderão escolher a matéria que mais se identifica; se a escola pretendida ao jovem conter determinada matéria (Como assim?). Ou seja, não foi dito em nenhum momento que as escolas seriam obrigadas a oferecer todas as cinco áreas estabelecidas (linguagens e suas tecnologias, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e sociais, (Sem vírgula) e a formação técnica profissional). Sendo assim, um jovem que quer aprender um pouco de tudo, ou só matemática, por exemplo, e sua escola não disponibilizar a ele, este terá que procurar outra escola, que talvez seja de difícil acesso. (Desenvolva seus argumentos de forma mais clara. Deixe o seu ponto de vista mais evidente. Dê mais exemplos)



Outro abuso do governo para com a população, foi a permissão para que professores sem diploma específico ministrem aulas, o chamado "notório saber". Como será uma educação correta, sem uma boa base de conhecimento? Uma vez que, (Sem vírgula) os professores são os "pais" na educação de um jovem. Não faz nenhum sentido um professor que não conhece direito a sua área, ministrá-la. (Argumentação limitada. Apresente fatos para sustentar o seu argumento)



"Reforma do ensino médio, (Sem vírgula) é ataque frontal a docência" diz presidente da Apeoesp; (Ponto final) percebe-se com alguns a partir de alguns  depoimentos, que a revolta de muitas pessoas não é são de motivo qualquer, (Ponto final) é a educação que está em jogo. Espera-se que haja um diálogo do governo, uma explicação concreta, e algo (O quê?) baseado em fatos concretos para a reforma, e não baseá-la no ensino da década de 90. A reforma é necessária, mas não necessitamos da exclusão de matérias como sociologia, filosofia, artes e educação física. Todas são importantíssimas, e deve haver manifestações populacionais, atitudes do governo em prol da educação;(Sem ponto e vírgula) com investimentos nela, e a valorização de todo o conhecimento.

Comentários do corretor


Apresente mais fatos na sua introdução. Formule a tese. 

Observe alguns problemas na construção de sentido no seu texto. Estude coesão e coerência. 

Não apresenta proposta de intervenção clara. 

Observe alguns erros gramaticais que estão presentes no seu texto. 

Há argumentos pertinentes ao tema, mas eles precisam ser desenvolvidos. Exemplifique mais, relacione com outras áreas do saber, cite argumentos de autoridade e entre outros. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200