Parece que querem fazer do trabalho a solução da questão da educação no país - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 09/03/2017

Status:

Corrigida
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O ensino médio brasileiro estava estagnado a vinte anos e a pouca mudança que se oferece é quanto a inserção no mercado de trabalho, pois o estudante será capaz de escolher uma área de conhecimento para aprofundar o estudo, além da opção de profissionalização e ensino técnico para completar o segundo grau, o problema talvez esteja em aprender uma único saber. (Desenvolva mais)

Com a reforma o aluno deve ter até 1800 horas regulamentadas pela base nacional comum curricular (BNCC) (Vírgula) e então escolher uma das quatro áreas de conhecimento que complementarão o estudo (Quais?), (Ponto final) dessa forma o estudante poderá conhecer melhor os conteúdos exigidos pelo seu trabalho e pela sua futura faculdade.

E para aqueles que não querem esperar para começar a trabalhar, a reestruturação prevê que o lecionando pode escolher a profissionalização técnica para concluir o ensino, ao invés de uma ciência específica. (Período confuso)

Adversamente a isso (Vírgula) o estudo de uma só área de conhecimento fará com que o futuro profissional não saiba ou não adquira conhecimento suficiente para realizar outras tarefas, o que o deixará dependente desse saber, quase como um cabresto (Por quê?).

Portanto, a mudança feita no ensino do segundo grau tem um caráter mais profissionalizante. O que pode ser feito para resolver a questão da educação do país é o incentivo familiar aos estudos (Incentivar de que maneira?) de tudo, para não se fique dependente de uma sabedoria ímpar (Como assim?). Já o Estado deveria aumentar as cargas horárias dos estudantes (A reforma aumentará a carga horária. Observe que existe um equívoco nessa afirmação), além de dar um fim as segundas chances dadas a alunos repetentes (Explique o porquê dessa afirmação).
 

Comentários do corretor


Apresente mais fatos na sua introduçaõ para não ficar limitado a apresentação da reforma. 

Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso auxiliará na progressão de sentido no texto. 

Estude coesão e coerência. 

Observe alguns erros gramaticais. 

Observe que há  alguns problemas de construção de sentido em alguns períodos do seu texto. 

Não há proposta de intervenção.

Cuidado para que a sua argumentação não fique limitada ao senso comum.

Contnue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200