- Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 08/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde 2013 é discutida no congresso nacional a reforma do ensino médio (Ponto final). Em e em fevereiro de 2017 (Vírgula) o presidente Michel Temer impôs (Vírgula)por meio de medida provisória (MP) (Vírgula) mudanças que dividem opiniões (Explique o porquê dessas mudanças dividirem opiniões). Devido ao alto índice de abandono dos estudos pelos jovens (Vírgula) e resultados ruins deste nível de ensino (Vírgula) mudanças foram necessárias (Quais?), porém a discussão foi insuficiente (Por quê?).

A MP aumenta a carga horária de 800 para 1200 horas aula, reúne conteúdos em 4 grandes áreas (Quais? Cite-as) e que permite ao o jovem escolher entre qual área focar os estudos (Vírgula) e até fazer o ensino técnico concomitante para o ingresso rápido no mercado de trabalho. O ensino profissionalizante é uma boa opção para uma renda mais rápida, além de permitir um contato com o campo profissional de interesse que pode direcionar o ensino superior. (Desenvolva os seus argumentos. Use citações, informações de outras áreas para sustentar o seu ponto de vista)

Contudo (Vírgula) a fusão de conteúdos causa temor entre alguns especialistas, pois é possível que conteúdos importantes deixem de ser ministrados (Quais conteúdos importantes? Cite-os). Os docentes precisam ser capacitados e bem remunerados para despertar e manter o interesse dos alunos (Desenvolva melhor essa ideia). As salas precisam diminuir em o número de estudantes que atualmente giram em torno de 45 em escolas públicas (Sem vírgula) sendo que o ideal seriam 25 (Por quê? Deixe o seu ponto de vista evidente no seu texto). Outro problema é que as escolas não estão preparadas para este aumento de jornada (Elas não estão preparadas de que maneira?Fale sobre isso no seu texto) . É preciso investimento para ampliação e melhoria da infraestrutura.

Algo precisa ser feito (O quê?), mas sem a ampla discussão com a sociedade no lugar benefícios a reforma pode piorar o cenário(Problema na construção de sentido. Reveja e reformule). Assim como há fóruns para discussão de saúde e segurança pública (Vírgula) é preciso que aconteçam de educação também. A sociedade precisa participar, pois só ouvindo suas demandas pode se aprimorar a formação estudantil.
 

Comentários do corretor


Não há tese.

Argumentação limitada.

Observe a falta de progressão de sentido no seu texto. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação.

Estude coesão e coerência.

Observe alguns erros gramaticais presentes no seu texto. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200