Os benefícios se sobrepõe - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 07/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A nova reforma do Ensino Médio no Brasil tem gerado muitos debates por ser assunto não apenas de interesse para o MEC ( ministério da educação), mas também para todos os brasileiros (Desenvolva essa afirmação de forma mais clara). Tudo teve início após a baixíssima nota do ensino médio no IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O MEC sendo o órgão responsável pela qualidade da educação do país, formulou uma reforma na estrutura do ensino médio em busca de melhoras e avanços na educação.

As mudanças propostas por essa reforma beneficiam de varias várias maneiras o estudante, dando-lhe o direito de ter um ensino Médio já direcionado a área em pretende fazer o ensino superior. Porém o aluno que não pretende fazer uma faculdade pode poderá optar por fazer um curso técnico durante o ensino médio, tendo a possibilidade de já sair da escola com uma profissão e engrenar no mercado de trabalho.O aumento da carga horaria  horária do aluno tambem é uma mudança que traz muitos benefícios, já que com o ensino integral o aluno passara passará mais tempo estudando (Vírgula) e estando assim menos suscetível a se envolver com drogas e em crimes.

Porém a nova reforma não tem pensado em como os adolescentes na faze fase do Ensino Médio com quinze, dezesseis e dezessete anos estão em uma faze de mudanças, tanto na sua psiquê como hormonalmente, dando assim uma fragilidade em suas escolhas. A possibilidade da alteração de área do seu estudo e do seu curso técnico (Vírgula) deveria ser de fácil acesso, dando conjunto a presença de uma psicologa psicológa na escola para orientar esses jovens e adolescentes.

Com tudo, pode-se ver mais pontos positivos na nova reforma do Ensino Médio (Quais?), ela traz benefícios na área do ensino como tambem na área social (Desenvolva essa afirmação de forma mais clara). Nossa atual educação esta deplorável (Por quê? Fale sobre isso no seu texto) e isso contribui para o fato de tantos jovens estarem se envolvendo em crimes (Vírgula) e estarem se drogando. Além disso um país não pode se desenvolver sem uma boa educação, por que  porque como o filosofo filosófo Immanuel kant disse " O ser humano é aquilo que a educação faz dele" , (Ponto final) logo (Vírgula) a educação faz as pessoas e as pessoas fazem o seu país.

Comentários do corretor


Observe que há erro de concordância no título. 

Não apresenta tese.

Problemas na construção de sentido no texto. Estude coesão e coerência.

Estude o uso da vírgula.

Observe alguns erros gramaticais em seu texto.

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso auxiliará na construção de sentido no texto.

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200