Uma revolução para a educação brasileira - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 04/03/2017

Status:

Corrigida
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A recente mudança imposta pelo governo federal (Vírgula) a fim de reformar o ensino médio (Vírgula) está gerando muitas discussões entre especialistas e a população em geral (Por que estão gerando muitas discussões?). Com o intuito de tornar o ensino mais atraente e dar mais liberdade ao aluno, essas reformas se mostram precipitadas e podem não ser a melhor forma de melhorar a qualidade da educação brasileira (Vírgula) podendo afetar toda uma geração.

O principal argumento para essa mudança, segundo as autoridades, é o desinteresse do jovem pelo atual modelo adotado. No entanto, o problema é decorrente em razão do despreparo estudante ao longo de sua vida escolar (Vírgula)sobretudo no ensino fundamental (Desenvolva essa ideia no seu texto para deixar a sua argumentação clara e apresente exemplos). Uma base fraca em habilidades como interpretação de textos e conceitos matemáticos simples  são os fatores determinantes para tornar os temas do ensino médio difíceis e, portanto, desestimulantes. Isso causa a enorme evasão alegada pelo governo (Cuidado ao generalizar. Reflita acerca dessa informação).

Outro motivo para para a mudança no currículo seria a falta de opções para alunos que não pretendem ingressar de imediato ao ensino superior. Porém, já existem algumas possibilidades como Etecs, Fatecs ou o Senai. O que é preciso é uma maior expansão em áreas periféricas e aumentar o número de vagas para que o acesso a essas redes de ensino técnico seja mais democrático.

A Medida Provisória (MP) também prevê ,de forma gradativa, a implementação do ensino integral (Vírgula) mas a estrutura básica da maioria das escolas públicas atuais não suportariam esse ajuste. O ensino público conta com uma rede fraca de bibliotecas, sequer possuem laboratórios (Cuidado ao fazer generalizações), áreas esportivas fracas e degradadas e, principalmente, professores desvalorizados, desmotivados e, muitas vezes, ameaçados pela violência que permeia em muitas escolas, sobretudo nos grandes centros urbanos.

Mediante a esse quadro, pode-se ver claramente que a proposta implementada para mudar o ensino médio é superficial e ineficiente. A solução para os problemas educacionais brasileiro passa por mudanças sólidas e a longo prazo. Investimentos financeiros maiores por aluno, como países líderes do Pisa (Cite-os), a valorização dos professores com um plano de carreira e melhores salários a fim de tornar a profissão mais atrativa e (Ponto final) uma atenção especial ao ensino básico para os alunos terem uma forte bagagem e, desse modo, encarar de forma otimista os requisitos do ensino médio. Assim, não queremos uma reforma, mas sim, uma revolução que alavancará a educação brasileira.

Comentários do corretor


Cuidado com o uso de primeira pessoa no seu texto.

Problema na construção de sentido do último parágrafo.

Estude coesão, coerência e o uso da vírgula. 

Argumentações pertinente ao tema. Apresente outros fatos que auxiliarão a reforçar o seu ponto de vista acerca do tema.

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200