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Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 04/03/2017

Status:

Corrigida
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Sabemos que não é de hoje que a educação de milhões de crianças e jovens é discutida e questionada por profissionais educacionais (Explique o porquê disso). Após o vigor da lei que possibilita a Reforma do Ensino Médio atual, todos estes esses questionamentos tornou-se tornaram-se intensivos para àqueles que participam diretamente no mundo educacional dividindo os mesmos nos diferentes reflexos que isso pode causar (Como assim? Essa ideia não está clara).

No século XX, quando a expansão da escolarização do país começou, a única fonte de saber era exclusivamente dos professores,(Ponto final) hoje, com o avanço tecnológico (Vírgula) o conhecimento encontra-se facilitado para todos (Facilitado de que maneira? Cuidado ao fazer certas generalizações. O conhecimento está, de fato, facilitado a todos? Reflita), formando uma nova sociedade, (Ponto final) por isso, é necessário que as escolas seguem sigam esse ritmo sem perder a qualidade de ensino, no qual estará preparando jovens para o ingresso em diversas faculdades ou cursos técnicos. Mas, temos ciência que não é exatamente isso que acontece, sendo inaceitável, pois estes esses passam treze anos dentro das paredes escolares e após este esse tempo ainda estão despreparados (Por quê? Cite uma causa disso).

Muitas das vezes, os principais culpados são os professores (Como assim?), como se a formação educacional e moral seja de total responsabilidade do mesmo, o que estar está errado, já que pais e alunos possuem deveres e (Vírgula) principalmente (Vírgula) atenção e ações eficácias do governo (Como assim? Quais?). Podemos encontrar colégios em péssimas condições, mas não pelo fato da equipe docentes do meio escolar não está cumprindo com o seu papel, e sim, (Sem vírgula) pela falta de verba e material didático oferecido pelo Governo do Estado, desta forma ocasionando diversos problemas como a falta de papel para realização de provas e compartilhamento de livros entre alunos para estudar (Como assim?).

Logo, é necessário uma reforma no Ensino Médio (Vírgula) mas não realizando trocas de professores, diretores, aumento de carga horária, até porque, muitos alunos trabalham formalmente ou informal que ajuda na economia do país (Não ficou claro. Refaça esse período). E sim, com facilidades para professores se capacitarem em sua área, que afetaria positivamente na sua forma de ensinar, disponibilidade de bons materiais, reformas nos colégios entre outros. Assim podemos ter jovens preparados para o novo mundo que se inicia após o Ensino Médio.

Comentários do corretor


Cuidado com o uso de primeira pessoa no seu texto. 

Estude concordância. 

Há marcas de oralidade no seu texxto. Evite-as. 

Estude uso da vírgula, coesão e coerência. 

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso auxiliará no direcionamento e no desenvolvimento da sua argumentação. 

Discussões pertinentes ao tema, mas limitadas ao senso comum. Apresente fatos para ressaltar o seu ponto de vista acerca do tema.

Continue exercitando a sua escrita. 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200