Uma luta a ser vencida - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 26/02/2017

Status:

Corrigida
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No movimento iluminismo [iluminista] dos séculos XVII e XVIII, o caráter participativo acentuou-se expressivamente nas sociedades mundiais e essa ideia precisa ser preservada. O Aedes aegypti é um mosquito perigoso e transmissor de várias doenças e deve ser combatido. Porém [vírgula]  estamos perdendo a luta, e esse fato está relacionado a bons planejamentos dos governos, mas péssimas execuções, e falta de colaboração e conscientização das sociedades.

Quando se fala no mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, acreditava-se [acredita-se] que ele seja o responsável pela epidemia que tanto o Brasil quanto o mundo vêm passando. Contudo, ele está longe de ser o responsável. Esse problema se dá pelas falhas nas execuções das boas ideias governamentais. Os agentes epidemiológicos que deveriam vir constantemente nas casas aparecem uma ou duas [vezes] ao ano. Além disso, os governos dos países criaram estratégias para acabar com o vetor, porém isso só ficou na teoria. Diferentemente de outras partes do globo, em Cingapura, essas ideias não ficaram só no papel, conseguindo reduzir de 16% para 2% os casos dessas doenças e se basearam em três pilares: pesado investimento em controle; coleta e análise de informação estratégica; e punição ao desleixo.

Outro fato para o mosquito está vencendo a luta é a falta de colaboração e conscientização das sociedades. É por conta disso que os inseticidas não fazem tanto efeito no mosquito, já que as pessoas os usam de forma inadequada, desenvolvendo resistência no vetor. Outro fato é que se uma pessoa elimina todos os focos hoje, acredita que daqui a um mês ela pode verificar de novo e está tudo certo, mas não é assim, os ovos podem sobreviver em até 450 dias fora d’água. Estudos revelam que o mosquito, além de se desenvolver em água limpa, ele também se prolifera em água suja, logo [vírgula] o combate ao Aedes aegypti deve ser constante e diário.

Portanto, o mosquito Aedes aegypti está vencendo o combate e, por isso, é preciso tomar medidas urgentes. Será necessário que os órgãos de saúde dos países enviem, com mais frequência, os agentes epidemiológicos, identificando os focos do vetor e os eliminando [para eliminá-los]. [vírgula] Como também as nações seguirem as ideias de Cingapura, investindo em controles e punindo os infratores. Além disso, os Ministérios de Saúde, através [por meio] das mídias, devem levar mais informações capazes de conscientizar e estimular a participação social. Só assim, [sem vírgula] poderá ser atingido o ideal iluminista de uma sociedade mais participativa e capaz de vencer o mosquito.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão. Todavia, faltou uma linha argumentativa mais bem embasada. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso levar fatos que comprovem suas colocações. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Atenção ao número de linhas exigido pela proposta de redação!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200