- Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 26/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O mosquito aedes aegypti, originário do Egito, é vetor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Ele vem desafiando o governo no combate a sua proliferação. As políticas e métodos desenvolvidos para seu controle, como uso de inseticidas e desenvolvimento de larvicidas [vírgula] dentre [entre] outros, são bons, mas ainda ineficazes [vírgula] pois falta aplicação por parte do poder público e da população.

O governo investe em campanhas de informação à população, mas, ao mesmo tempo, falha na utilização de outros meios que são de sua responsabilidade [vírgula] como a aplicação de inseticidas através [por meio] do carro fumacê e de visitas periódicas dos agentes de saúde as residências. É o que se tem constatado na maioria das cidades brasileiras.

Por sua vez, a população tem sua parcela de culpa à medida que ela recebe as informações de campanhas educacionais, mas não faz aplicação delas. Falta atitude para por [pôr] em prática esse conhecimento e isso fez com que o poder público buscasse um mecanismo que não dependesse das pessoas para ser empregado, é o caso do uso de larvicidas, que foi testado há bem pouco tempo [vírgula] mas ainda aguarda regulamentação da Anvisa.

Dessa forma, vê-se que o governo deve investir mais e se empenhar nas atividades de aplicação dos mecanismos de combate ao aedes aegypti, e a população, por sua vez, precisa sair da inércia e agir com suas armas.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto, mas fez uma abordagem simplista e superficial da questão. Desenvolva suas ideias e argumentos para melhor explorar o recorte temático. Além disso, procure desenvolver uma proposta de intervenção mais específica sobre a questão.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200