Aedes Aegypt. Nós Venceremos. - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 24/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ultimamente o Brasil tem travado uma interminável e invencível luta, [sem vírgula] contra a Dengue. Apesar das campanhas publicitárias e um esforço coletivo entre o Estado, ONGs e cidadãos, o que parecia ser o caminho certo para uma possível vitória, mostrou-se incapaz de conter a disseminação do agente transmissor [:] o Aedes Aegypt.

Apesar de muitos acreditarem que a Dengue afeta apenas o Brasil e a América do Sul, convém observar que nem mesmo continentes como a Europa e países como Japão, China e EUA estão isentos do mosquito e dos riscos trazidos por ele. Países com clima tropical favorecem uma maior proliferação, visto que o aumento da população, das metrópoles e da temperatura do planeta dificulta o combate ao agente transmissor, evidenciando assim a incapacidade de uma população ora civilizada na luta contra o mosquito.

Embora o Brasil tenha criado o Plano Nacional de Enfretamento [Enfrentamento] ao Aedes e à Microcefalia e de um maior investimento em pesquisas, é assombroso o aumento de casos de Dengue, Microcefalia e Febre Chikungunya. Diante disso, é evidente que o problema não é a falta de programas, campanhas publicitárias, [sem vírgula] ou investimentos, mas sim de efetivação de projetos e fiscalização por parte do Estado, além de conscientização e mais ação por parte da população na luta contra o inimigo quase “invencível”.

Dado o exposto, podemos inferir que é necessário executar tudo o que é planejado. Podemos inferir também, [sem vírgula] que deve haver médicos especializados nas áreas relativas às doenças transmitidas pelo mosquito, [sem vírgula] para que haja um diagnóstico rápido e eficiente. Além disso, os agentes que realizem o combate junto à [na] comunidade, [sem vírgula] também precisam de melhor qualificação, afim [a fim] de que haja eficiência e preparo no que se refere ao atendimento à população. Assim, uma vez que o Estado criar [crie] leis que visem [a] mitigar, o descaso da população quanto ao acúmulo de lixo em locais públicos e terrenos baldios, ou o não cumprimento de medidas básicas em suas residências, e os órgãos normativos e de fiscalização estiver [estiverem] mais preparados, estaremos um pouco mais preparados para dar um grande passo rumo à vitória contra o Aedes Aegypt.

Comentários do corretor



O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão. Há problemas ligados à pontuação, o que pode afetar a produção de sentido do texto. Além disso, atenção ao número de linhas exigido pela proposta de redação! Continue lendo e escrevendo! 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200