Luta diária - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 24/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em plena era contemporânea [vírgula] apesar de todas as mudanças e criações tecnológicas [vírgula] um grande impasse ainda persisti [persiste], o combate ao Aedes Aegypti, [ponto final] casos envolvendo o mosquito aumentam a cada ano, dessa forma [vírgula] as grandes perguntas que circundam são: por que isso acontece? O mosquito será o culpado?

O acumulo [acúmulo] de lixo, dias chuvosos, água acumulada, [sem vírgula] são alguns dos meios que favorecem a reprodução do Aedes, [ponto final] as consequências da picada do mosquito são alarmantes, [ponto final] mesmo com inúmeras campanhas de conscientização [vírgula] as incidências do mosquito ainda acontecem, causando muita preocupação tanto pelas pessoas quanto pelas autoridades governamentais.

Em meados do século XX, houve a revolta da vacina, onde [em que] as autoridades invadiam as casas das pessoas [vírgula] principalmente daqueles de baixa renda e falta de estrutura, para vacinar todos à força contra a febre amarela. Hoje vivemos num [em um] período muito diferente onde [em que] não somos obrigados a tomar vacina, porém medidas precisam ser feitas. Erradicar totalmente o Aedes é uma tarefa árdua, mas as pessoas precisam lembrar que o mosquito não é o culpado [vírgula] e sim elas mesmas, pois para acabar com mesmo [ele] é preciso eliminar os seus focos.

O Brasil possui muitas áreas devastadas onde há grandes montantes de resíduos sólidos que deveriam ser manejados corretamente. Apesar disso [vírgula] o maior criadouro do mosquito encontra-se nas residências, acabar com os mosquitos totalmente é impossível [vírgula] o que deve ser feito é manter os níveis de quantidade dos mesmos seguros, além disso, o país vem buscando métodos tecnológicos para combatê-lo, contudo [vírgula] a melhor das soluções está na conscientização das pessoas agentes de mudança que cuidam dos seus lares pensando na sua família e nos vizinhos.

O que não está dando certo no combate ao Aedes é a falta de conhecimento e ação das pessoas, pois o combate deve ser uma luta diária, embora essa seja a medida principal [vírgula] a ação do governo é complementar [vírgula] dando mais informações, disponibilizando também novos ambientes mais propícios e seguros para viver, sem esquecer também do MEC que poderia propor palestras [vírgula] se atentando primordialmente para o papel da educação na mudança de hábitos para assim haver segurança.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Todavia, apresenta problemas ligados à pontuação, há períodos longos e confusos. Além disso, lembre-se de que é necessário desenvolver uma linha argumentativa que vá além do senso comum, portanto, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Leia e escreva mais!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200