Juntos somos mais fortes - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 23/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil vem travando uma luta imbatível contra o Aedes aegypti. A primeira vista - um mosquitinho inofensivo, mas que pode causar enorme dano.

Com o crescimento urbano e a agitação das grandes cidades, o Aedes aegypti foi adaptando-se ao caótico espaço urbano. Falta de água limpa não é mais problema, pois já foi comprovado que o mosquito também se reproduz em agua suja. Então, é preciso permanecer em estado de alerta [vírgula] eliminando todos os possíveis criadouros do mosquito.

Ademais, as questões climáticas agravam a problemática. O fenômeno do El Niño (em síntese: aquecimento das águas do Pacífico) intensifica as chuvas no sul e sudeste do país. Isso significa que [vírgula] com maior abundância de chuva [vírgula] a população do Aedes aegypti aumenta, intensificando ainda mais o número de casos das patologias transmitidas. Sem esquecer que o nosso clima predominante é o tropical: quente e chuvoso - combinação perfeita para a reprodução e proliferação do mosquito.

O Aedes aegypti transmite não somente a dengue, mas também a Febre Chikungunya, Zika vírus e a Febre Amarela urbana. É um mosquito hematófago, pois a fêmea necessita de sangue humano para maturar seus ovos e é justamente nessa etapa que ocorre a transmissão do vírus. Os ovos são extremamente resistentes [vírgula] podendo permanecer até 450 dias (15 meses) sem o contato com água. A Chikungunya apresenta sintomas semelhantes a [aos da] dengue, sendo que as dores musculares e nas articulações são mais severas [vírgula] podendo tornar-se crônicas. A Febre Amarela urbana pode ser transmitida pelo Aedes aegypti, mas é mais comum a sua forma silvestre. O Zika vírus foi relacionado a casos de microcefalia (surto inicialmente no Nordeste) [vírgula] que consiste em lesões neurológicas em fetos e também associado à síndrome de Guillian-Barré (alterações no sistema imunológico e nervoso). A primeira vacina contra a dengue (Dengvoxia) foi disponível nas redes particulares em julho de 2016. A expectativa do Ministério de Saúde e do Instituto Butantã para a distribuição da vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é para 2018. Já vacina contra o Zika está em fase de testes, mas sem previsão de data para a sua chegada ao mercado.

Portanto, cabe à população adotar medidas que visam eliminar os criadouros do mosquito: retirar água acumulada de pneus, calhas, tonéis, vasos de plantas, etc. Além disso, colocar telas nas portas e janelas, fazer o uso de repelentes (principalmente as gravidas [grávidas]) e não matar sapos e lagartixas (predadores naturais). O Governo deve continuar investindo em pesquisas para a produção de vacina contar [contra] o Zika, além disso, distribuir a vacina contra a Dengue pelo SUS o mais rápido possível. [vírgula] E juntamente às instituições de ensino, prover palestras a fim de conscientizar e informar sobre as doenças transmitidas pelo Aedes agypti e realizando a distribuição de cartilhas informativas sobre as patologias. Juntos somos mais fortes.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão. Todavia, a argumentação poderia ter se voltado mais ao foco do tema proposto: O que está dando errado na erradicação do mosquito? Há um parágrafo inteiro para falar das doenças e nenhum outro que se prenda ao recorte temático. Além disso, não deixe frases soltas ao longo do texto.

 

Atenção ao número de linhas exigido pela proposta de redação!

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200