- Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 22/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Frequentemente os meios de comunicações de massa veiculam notícias acerca do aumento de vítimas contaminadas pelo mosquito Aedes Aegypti. Isso se dá devido à proliferação desenfreada desse vetor, que tem sua existência propiciada pela displicência do Governo e pela falta de contribuição da população para com as campanhas preventiva [preventivas] , que são eventuais. Para combater esse problema, faz-se necessário aderir medidas relevantes.

Antes de tudo, é válido frisar que o Governo deixa a desejar no que tange ao combate ao Aedes Aegypti. Segundo o Jornal Nacional, mais da metade da população brasileira não tem rede de tratamento de esgoto. O fato de haver pouco investimento em saneamento básico, seja em rede de tratamento de esgoto, seja em locais apropriados para o depósito de lixo, faz com que esse mosquito tenha o ambiente adequado para se disseminar. Nesse caso, é evidente que esse vetor irá se multiplicar cada vez mais, uma vez que é na água parada, como em locais que não possuem rede de tratamento de esgoto, que o Aedes Aegypti eclode.

Além disso, um grande contingente da população não contribui para com as campanhas aleatórias contra mosquito. O grande índice de violência e os corriqueiros casos em que meliantes se passam por agentes de saúde para entrar nas residências e realizar assaltos, faz [assaltos fazem] o indivíduo ficar receoso, prejudicando as campanhas contra o vetor, que não ocorrem durante todo o ano. Nesse ponto, o mosquito tende a disseminar-se e a infectar muitas pessoas, o que pode ficar mais alarmante, pois no ano de 2016 foram registradas 798 mortes de pessoas que foram contaminas pelo Aedes Aegypti, fato esse noticiado pela “Revista Época”.

Fica evidente, então, que o Aedes aegypti propaga-se cada vez mais, pois há condições favoráveis para sua existência, afinal, entes como o Governo não estão tomando as devidas providências. Dessa forma, [o] Governo deve investir em saneamento básico e em locais devidos para o depósito de lixos. Além disso, faz-se necessário investir ainda mais em pesquisas de vacina contra o mosquito. Ainda, deve garantir a segurança da população, convocando previamente as pessoas para conhecer o agente de saúde que o visitará. Por fim, deve-se fazer campanhas durante todo o ano. Assim, os veículos de comunicação irão noticiar a redução do número de infectados pelo Aedes Aegypti.

Comentários do corretor


O texto apresentou um bom nível de escrita, fez colocações válidas sobre o tema e desenvolveu uma linha argumentativa bem fundamentada.

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200