Um mosquito e mil problemas - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 21/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Aedes Aegypt vem provocando uma série de transtornos para a sociedade brasileira, mostrando-se ser um problema sério e difícil de ser resolvido. [vírgula] Pois a ineficiência do Governo diante dessa crise, somado [somada] ao descuido da própria população [vírgula] vem tornando o combate ao Aedes cada vez mais moroso e dificultoso [difícl] . Por isso [vírgula] a importância de uma intervenção conjunta entre os agentes transformadores, Estado e sociedade.

A incapacidade do Governo pode ser compreendida por meio de observações, visto que falta saneamento básico em boa parte do Estado Brasileiro, lixões a céu aberto, lixos nas ruas, casas abandonadas à mercê do mosquito, ausência de fiscalizações e de mediações por agentes dos municípios são fatores que corrobora [corroboram] a inabilidade das autoridades responsáveis pela saúde da população. Nesse contexto, o desserviço dos governos perante o povo deve ser erradicado, pois os governos precisam agir imediatamente.

Por outro lado, o desserviço da própria sociedade diante do problema vem promovendo, de modo geral, um agravamento dos casos de Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika, este [esse] último, provocando [último provoca] microcefalia nos bebês de mulheres grávidas que tiveram a doença. Portanto, é pontual que a sociedade seja mais prestativa e cuidadosa, pois a prevenção é a melhor maneira de evitar essas doenças, já que, mediante a instabilidade do Ministério da Saúde, ainda não foi criado [criada] nenhuma vacina contra essas patologias.

Diante dos argumentos supracitados, para que essa crise na saúde possa ser minimizada, é necessário que o Governo, por intermédio do Ministério da Saúde, agilize os estudos na criação de uma vacina, assim como deve mandar verbas para os Governos Municipais, [vírgula] para que possa ser investido [investida] na limpeza e no saneamento dos municípios, de modo a extinguir focos do mosquito nas ruas e bairros, deve ampliar o número de agentes interventores nas residências e mutirões de combate ao Aedes, os chamados ''carros de fumaça'' também devem voltar a circular com frequência, [sem vírgula] para matar os mosquitos já vivos. Outrossim, a população deve fazer sua parte, não deixando em suas casas criadouros e também fiscalizando o trabalho dos agentes municipais de saúde. Só assim, de forma conjunta, pode-se formar uma sociedade melhor e livre do Aedes Aegypt.



 

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão. Todavia, faltou uma linha argumentativa mais bem embasada. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso levar fatos que comprovem suas colocações. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200