O país tropical contra a Dengue - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 21/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Durante meados da Idade Média, a Peste Negra assolou grande parte da Europa. Sua proliferação foi tamanha que cerca de um terço da população daquele continente sucumbiu. Um fator decisivo para tantos óbitos causados pela epidemia está concentrado principalmente na estrutura das antigas cidades: a sujeira, a aglomeração urbana e a pouca preparação do sistema de saúde contribuíram para a quase extinção europeia. Similar à peste, um motivo claro que deve ser destacado na ineficiência do combate à Dengue no Brasil é a parte estrutural do país tupiniquim, basicamente, um defeito antigo que deve ser corrigido o mais breve possível.

Para se ter uma ideia da gravidade da evolução da Dengue em nosso país, basta analisar algumas estatísticas. Segundo levantamento publicado pela revista Época, em 2002 [vírgula] o país verde e amarelo registrou 696 mil casos da doença. Já em 2015, enquanto as expectativas eram de 11 mil casos, o Brasil alcançou a preocupante marca de 1.649.000 de infectados, ou seja, um acréscimo de 136%. Apesar de que os índices reduziram em alguns anos entre 2002 e 2015, no geral, este [esse] último ano do levantamento apresentou um recorde de casos.

Para tentar resolver os problemas estruturais do Brasil [vírgula] como [a] falta de agentes de saúde, de estrutura física e o pouco recurso disponível, algo deve ser tomado como medida eficaz para sanar o problema e extinguir a proliferação do Aedes. Uma medida inovadora a ser realizada seria o “desvio” do dinheiro recebido nos desdobramentos da Operação Lava Jato para a saúde pública. Esta [Essa] é uma das poucas alternativas de uma nação que não está (na atualidade) gerando receitas públicas, ou seja, que não tem muito dinheiro em caixa a ser investido.

Com tal proposta, seria gerado um fundo econômico disponível para se resolver grande parte dos problemas estruturais nacionais, já que o dinheiro recolhido até agora [vírgula] além de ser pertencente à nação, é de grande quantia. Usando, desta [dessa] forma, corretamente o poder monetário, a reestruturação do combate à Dengue será concebido [concebida] de forma mais eficaz e evitaremos que as mortes causadas pela doença alcance [alcancem] um terço (ou mais) da população deste [desse] país tropical como ocorreu na Europa.

Comentários do corretor


O texto apresentou um bom nível de escrita, fez colocações válidas sobre o tema e desenvolveu uma linha argumentativa bem fundamentada. Procure ir além do senso comum, apresentando uma linha argumentativa bem fundamentada que explore bem as possibilidades do recorte temático.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200