O combate contra o Aedes aegypti - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 20/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No início século XX, no Rio de Janeiro, para o combate das endemias de febre amarela e varíola, foi aprovada uma campanha de vacinação obrigatória da população e organizou-se uma grande equipe de funcionários do serviço sanitário e policiais [vírgula] que invadiram as casas para eliminar os insetos transmissores. Isso provocou a “Revolta da Vacina”, uma revolta popular que foi sufocada pela polícia e pelo exército. Atualmente, o Aedes aegypti, vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya, está sendo responsável por novas endemias e é necessário que o poder público crie formas eficazes de combate.

O conhecimento científico é fundamental para entender qualquer epidemia e definir a forma de atuação das autoridades públicas. Diante disso, o poder público tem investido em diversas pesquisas, que estão sendo capazes de possibilitar um melhor conhecimento sobre os vírus zika, dengue e chikungunya. Nesse contexto, é possível o desenvolvimento de mecanismos de diagnóstico das doenças e de prevenção, como repelentes do inseto e vacinas.

Paralelamente, o governo tem contratado agentes de saúde, que visitam as residências para informar os cidadãos sobre o agente transmissor, as doenças transmitidas e os cuidados necessários e vistoriar os cômodos da casa para identificar locais de existência de larvas ou mosquitos. Todavia, muitas vezes [vírgula] eles encontram dificuldades para entrar nos imóveis porque estão vazios ou porque as pessoas recusam a visita por questões de segurança.

Contudo, o principal fator que impede o controle nacional do mosquito é a precariedade do saneamento básico. Sem um frequente serviço de abastecimento de água, a população armazena esse fluido de forma irregular, o que proporciona locais apropriados para que o Aedes aegypti deposite seus ovos. Além disso, a falta de coleta de lixo e os depósitos irregulares de resíduos sólidos suscitam o descarte inadequado de garrafas plásticas, embalagens e pneus, que acumulam água da chuva.

Fica evidente, portanto, que a melhor forma de combater possíveis endemias provocadas pelo Aedes aegypti é impedindo seus focos de reprodução. Para isso, é preciso promover campanhas midiáticas com o intuito de informar aos [os] x'cidadãos dos cuidados necessários e da importância da visita aos domicílios de um agente de saúde. Ademais, é fundamental que o governo fomente novas pesquisas e invista em saneamento básico, criando uma rede capaz de atender regularmente toda a população.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto, fez considerações válidas sobre a questão e apresentou um bom nível de escrita. Procure apenas ir além do que todos dizem sobre a questão, apresentando uma linha argumentativa bem embasada.  Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200