No início século XX, no Rio de Janeiro, para o combate das endemias de febre amarela e varíola, foi aprovada uma campanha de vacinação obrigatória da população e organizou-se uma grande equipe de funcionários do serviço sanitário e policiais [vírgula] que invadiram as casas para eliminar os insetos transmissores. Isso provocou a “Revolta da Vacina”, uma revolta popular que foi sufocada pela polícia e pelo exército. Atualmente, o Aedes aegypti, vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya, está sendo responsável por novas endemias e é necessário que o poder público crie formas eficazes de combate.
O conhecimento científico é fundamental para entender qualquer epidemia e definir a forma de atuação das autoridades públicas. Diante disso, o poder público tem investido em diversas pesquisas, que estão sendo capazes de possibilitar um melhor conhecimento sobre os vírus zika, dengue e chikungunya. Nesse contexto, é possível o desenvolvimento de mecanismos de diagnóstico das doenças e de prevenção, como repelentes do inseto e vacinas.
Paralelamente, o governo tem contratado agentes de saúde, que visitam as residências para informar os cidadãos sobre o agente transmissor, as doenças transmitidas e os cuidados necessários e vistoriar os cômodos da casa para identificar locais de existência de larvas ou mosquitos. Todavia, muitas vezes [vírgula] eles encontram dificuldades para entrar nos imóveis porque estão vazios ou porque as pessoas recusam a visita por questões de segurança.
Contudo, o principal fator que impede o controle nacional do mosquito é a precariedade do saneamento básico. Sem um frequente serviço de abastecimento de água, a população armazena esse fluido de forma irregular, o que proporciona locais apropriados para que o Aedes aegypti deposite seus ovos. Além disso, a falta de coleta de lixo e os depósitos irregulares de resíduos sólidos suscitam o descarte inadequado de garrafas plásticas, embalagens e pneus, que acumulam água da chuva.
Fica evidente, portanto, que a melhor forma de combater possíveis endemias provocadas pelo Aedes aegypti é impedindo seus focos de reprodução. Para isso, é preciso promover campanhas midiáticas com o intuito de informar aos [os] x'cidadãos dos cuidados necessários e da importância da visita aos domicílios de um agente de saúde. Ademais, é fundamental que o governo fomente novas pesquisas e invista em saneamento básico, criando uma rede capaz de atender regularmente toda a população.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto, fez considerações válidas sobre a questão e apresentou um bom nível de escrita. Procure apenas ir além do que todos dizem sobre a questão, apresentando uma linha argumentativa bem embasada. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |