Falta Atitude - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 20/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O que não está dando certo no combate ao mosquito Aedes Aegypt é a colaboração do povo. Não adianta o governo fazer a parte dele e a população não fazer a dela. Esse problema é de todos! Quem está morrendo? O povo? Ou o governo? É claro que são as pessoas que sofrem as consequências com o efeito devastador dessa praga.
Partido do Pré- suposto que [pressuposto de que] é o homem o grande causador de suas mazelas [vírgula] fica mais fácil resolver os problemas. Todos já sabem como não criar esse mosquito, mas estão cumprindo com o seu dever. Quem mais sofre com a ação das doenças transmitidas por ele é a população mais pobre e menos estruturada, cabe a cada um a consciência de mudar esse quadro injusto e lutar junto. [sem ponto final] Para juntos vencer.
Como? O mosquito precisa de água para nascer, [ponto] é sabido que uma tampinha de garrafa de cerveja pode cria [criar] vários mosquitos, [ponto] se uma tampinha pode ser uma grande ameaça, imagina milhões delas largadas ao tempo, e outros objetos que podem acumular mais água, consciência e zelo com o meio ambiente e muita responsabilidade de todos. [ponto] Pois, não adianta um vizinho tomar todos os cuidados e o outro não. Porque os Aedes Aegypts criados no quintal do amigo chegarão às residências mais próximas também.
É muita gente, muito lixo e muito descaso da população com um problema tão grande. Essa luta é de todos e diária, cuidar do lixo, [ponto] se não tem coleta nem saneamento básico [vírgula] e preciso queima [é preciso] ou enterrar todo e qualquer resíduo descartado que possa se transformar em criadouros, [sem vírgula] para mais tarde ninguém sofrer. Ninguém pode evitar que alguém tenha um câncer, um enfarte ou uma diabete. [vírgula] Mas, todos juntos podem evitar que alguém fique doente com as doenças transmitidas por esse mosquito, basta fazer a coisa certa e não deixá-lo nascer. Falta atitude! Ousar Lutar e Ousar Vencer.

 

Comentários do corretor


Olá, Iracema!

O texto aborda o tema proposto, mas apresenta falhas em relação à pontuação e não apresenta uma linha argumentativa que sobressaia ao senso comum.Você deve estudar as regras de pontuação e também deve mobilizar argumentos bem embasados (fatos, exemplos, dados etc.) para enriquecer seu texto.

Leia e escreva mais!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200