- Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 18/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É frequente o aumento do número detectado de vítimas do aedes aegypti – mosquito de aparência inofensiva, porém um inimigo mais perigoso do que se imagina. Esse inseto vem causando grande surto entre a população brasileira e dos demais países. No entanto, como é notável o elevado percentual de vítimas, por que o combate ao aedes aegypti vem falhando?

Em primeiro lugar, acredita-se que o mosquito tenha vindo da África para o Brasil no período colonial. Esse inimigo vem causando séria onda de doenças, como a dengue, febre amarela, febre chikungunya e zika. Acresce que é um grande problema nos centros urbanos por conta da crescente concentração populacional, visto que os mosquitos são atraídos para os domicílios humanos. Diante essa [dessa]ótica, em mais de 100 países, o número de doenças relacionadas a esses insetos, [sem vírgula] é crescente; [ponto finaç] um exemplo atual é acerca dos casos de microcefalia, que podem ser transmitidos aos bebês caso as gestantes sejam afetadas pelo zika vírus. Entretanto, como afirma a OMS (Organização Mundial de Saúde), os casos registrados de microcefalia são menores comparados ao ano de 2016, na América Latina.

Por outro lado, apesar da situação caótica, a população esquece[-se] muito rápido de tantas doenças comprovadas, sendo notável o alto nível de descuido. Muitas vezes, esse número crescente de mosquitos está aliado às condições insalubres de higiene e falta de cuidados dos indivíduos; [ponto] como exemplo [vírgula] pode-se citar o ferro velho [ferro-velho] abandonado em Tietê (SP), que [vírgula] devido ao acúmulo de entulhos [vírgula] contribui para a proliferação dos insetos. Segundo o ministro da saúde Ricardo Barros, o principal objetivo da saúde pública brasileira em 2017 será o combate ao mosquito. Vale ressaltar que as medidas preventivas não dependem somente dos órgãos públicos, mas da população em geral.

Dado o exposto, o aedes aegypt não permeia apenas nesta década. Desse modo, para efetivar o cuidado da população, são necessárias medidas severas, como o pagamento de multas, [sem vírgula]  para àqueles [aqueles] que não tomarem os devidos cuidados; [sem vírgula]  e propagação de informações por meio de todos os veículos midiáticos. Sob essa análise, o modo mais eficaz de evitar novas transmissões é através [por meio] da eliminação total desse mosquito.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão. Todavia, há problemas ligados à pontuação e à ortografia. Além disso, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para ir além do senso comum.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200