“Aedes Aegypt, cada vez mais presente na sociedade” - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 16/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Vivemos em uma sociedade, [sem vírgula] onde [em que] um simples mosquito, que causa inúmeros problemas, parece ser mais forte que uma população inteira. Dessa forma, vem se propagando cada vez mais em todo o país e a forma de contenção anda se tornando ainda mais difícil.

Mais conhecido como “Chigungunya” ou “Mosquito da Dengue [Mosquito-da-dengue]”, o Aedes Aegypt parece inofensivo, mas causa inúmeras doenças, que muitas vezes, chegam a ser irreversíveis. Uma verdadeira “dor de cabeça” para o governo e toda população, [sem vírgula] que não vai acabar muito cedo.

Os números de doenças e de propagação do mosquito aumentam cada ano mais, pessoas diagnosticadas com esse problema andam aparecendo em todo lugar do país e isso não é mais novidade para ninguém.

O governo, por sua vez, está colocando outros assuntos na frente desse fato, [sem vírgula] e vem deixando-o um pouco de lado, assim, sem perceber, fortalecendo para que haja uma infestação e até mesmo uma epidemia.

O simples fato de uma mobilização por parte de todos já amenizaria esse problema, juntos podemos combate-lo [combatê-lo], e assim com ajuda do governo, o qual precisa tomar atitudes drásticas, como, fazer limpezas e tendo fiscalizações mais rígidas, poderiam ser um grande aliado para que esse fator se torne extinto e nunca mais volte a nos incomodar.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto, mas fez uma abordagem simplista e superficial da questão. Desenvolva suas ideias e argumentos para melhor explorar o recorte temático. Chigungunya não é outro nome do mosquito, mas, sim, uma doença que ele transmite.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200