Pequenas atitudes não tomadas, grandes danos - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 15/02/2017

Status:

Corrigida
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Ao longo da história [vírgula] o ser humano teve de lutar contra gigantescos surtos que assolaram por anos o cotidiano dos indivíduos [vírgula]  como a Peste Negra, Cólera, Tuberculose, Varíola, Gripe Espanhola e muitas outras, que vitimaram numerosos contingentes humanos. Hoje, o Brasil enfrenta obstáculos no combate ao “Aedes aegypti”[vírgula]  mosquito transmissor da dengue, [ponto] os empecilhos se dão desde a falta de conscientização e prática de medidas cautelares em si, [sem vírgula]  à exclusão efetiva de propícios criadouros de larvas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), com dados divulgados no G1, 50 milhões de pessoas em todo mundo são afetadas pela Dengue a cada ano, sendo esta uma doença febril causada por uma infecção viral e possuindo dois agentes transmissores, o Aedes albopictus [vírgula]  em menos proporção [vírgula]  e a fêmea do Aedes aegypti em maiores índices, [ponto] após sua copula [cópula, ] ela realiza a hematofagia, ou seja, o ato de consumir o sangue humano. Os locais preferíveis à proliferação das larvas são em água limpa e parada de qualquer reservatório, estas [quem?] possuem fotofobia, isto é, evoluem melhor em locais menos iluminados.

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz afirmam que a principal arma de combate é a conscientização. Lamentavelmente, a população não toma ciência dos múltiplos danos advindos pelo vetor da Dengue, que traz consigo outras possíveis indisposições como a Dengue hemorrágica, Chikungunya e Zika, por muitas vezes são passíveis de dificuldade em suas identificações por apresentarem sintomas parecidos com a Dengue comum, como intensas dores musculares e ósseas, febre, sem vírgula]  e outros. A Chikungunya pode deixar dores por até 3 meses, além disso, tanto esta quanto a Zika possuem a capacidade de desencadearem a Síndrome de Guillain-Barré, a segunda se faz autora por muitos casos de microcefalia.

Segundo Confúcio, não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros, portanto, se fazem necessárias medidas para resolver o impasse, tais como uma parceria do Ministério da Saúde, mídia e agentes de saúde para expor os riscos em contrair tais doenças e métodos de prevenção, assim como o uso de mosquitos transgênicos a fim de produzir descendentes estéreis. Hoje, Salvador serve de exemplo às demais capitais do país por buscar acumuladores de objetos passíveis de foco, fazendo população e governo trabalharem juntos contra o Aedes aegypti.

Comentários do corretor



O texto faz considerações válidas sobre a questão, mas há problemas ligados à pontuação. Além disso, poderia ter se falado mais das falhas ao combate ao mosquito, que é o foco do tema, do que das doenças em si.

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Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200