O inimigo está no seu quintal. - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 13/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A pergunta frequente e também preocupante, o que não está dando certo nesse combate contra o Aedes Aegypti [?]. [vírgula] O surto que assustou não só o brasil [Brasil,] mas também como toda a américa latina por conta de diversos fatores de saúde pública. O assunto tomou proporções equivalente [equivalentes] a sua magnitude, sendo tratado em escolas, na televisão, com propagandas e todas as demais vias de comunicações, mas ainda assim a preocupação persiste. O assunto não está mais com tanta frequência nas mídia, mas isso não significa que estamos livres.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros. Dentre [Entre] as diversas doenças que esse mosquito é vetor [vírgula]  a que mais assustou a população foi o Zika vírus por ser associado a [à] anomalia em fetos, sento [sendo] principal agente causador da microcefalia. O mosquito [vírgula]  que antes era associado apenas a [à] dengue, até conhecidos por muitos como “mosquito da dengue [mosquito-da-denque]”, agora essa espécie assusta a todos com mais duas doenças ainda mais perigosas, a chikungunya e o já citado zika virus.

O clima tropical, [sem vírgula]  e a falta de saneamento básico foram os principais fatores para esse surto, a proliferação desses insetos e posteriormente dessa doenças, falar de dengue não é assunto novo para o brasileiro, sendo considerada doenças por negligencia tento [negligencia, tendo] fácil solução, evitar que o animal se reproduza. Diz a cientista criador de mosquito trânsgenico "É impossível acabar com o aedes aegpyt" [vírgula]  apesar da inovação cientifica de colocar na natureza mosquitos infetes que copularão com as fêmeas [vírgula]  porém não resultará em larvas, é um processo demorado, e a alteração genética busca acabar aos poucos com a especie [espécie] .

O combate é diário tanto coletivo como individual, porém os problemas são muitos, reconheceu a ex-presidente Dilma Rousseff: “Estamos perdendo a luta contra o mosquito”. Parece clichê [vírgula]  mas não deixar agua [água] parada e usar repelente é a melhor maneira de evitar contrair qualquer uma dessas doenças, afinal estamos distantes da erradicação desse mosquito que já deu muita dor de cabeça.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto, mas apresenta muitas falhas com relação à escrita, como o trecho destacado em vermelho. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e também seu nível de escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200