Da erradicação ao retorno: o que deu errado? - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 12/02/2017

Status:

Corrigida
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Ao analisar o tema referente às falhas no combate ao mosquito Aedes [vírgulaver-se que o mesmo [vê-se que ele] não é um problema atual. No século XX, o mosquito já tinha se tornado um problema com proporções consideráveis, trazendo os primeiros casos de febre amarela no Brasil. Sendo assim, diversas pesquisas foram desenvolvidas ao longo do tempo, adotando métodos tradicionais, além de novas estratégias de controle.

Segundo alguns historiadores, o mosquito transmissor da dengue e de outras doenças [vírgula como, [sem vírgula zika e chikungunya, foi introduzido no Brasil durante a era colonial, no período das Grandes Navegações, por meio de navios que traficavam escravos. Desde então, o inseto vem se adaptando ao ambiente, fato que facilitou sua reprodução e disseminação no continente.

Mediante aos [os] crescentes casos envolvendo o pequeno mosquito, diversas medidas foram propostas e estabelecidas, entre as quais destaca-se uma campanha de saúde realizada em 1950 [vírgula que levou a [à] erradicação do inseto em 1955. Entretanto, devido ao relaxamento das medidas adotadas e a acomodação da população, o vetor foi reintroduzido no país.

Dessa forma, a Organização Mundial da Saúde tem orientado os países que possuem o mosquito a reverem as ações utilizadas no combate, comprovando a necessidade por providências mais eficientes, uma vez que as técnicas de prevenções mais clássicas se mostraram ineficazes na erradicação do inseto.

Torna-se evidente, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. Segundo Immanuel Kant, " o ser humano é aquilo que a educação faz dele." Dessa maneira, o Ministério da Educação poderia, juntamente com os meios de comunicação, promover propagandas que incentivem o protagonismo popular e informem sobre os riscos deixar água parada. Além disso, o governo poderia aumentar o número de agente de saúde com o intuito de realizar inspeções na cidade, assim como fiscalizar regularmente as casas com maiores índices de foco. Por fim, a Receita Federal deve investir uma parcela maior dos impostos arrecadados no desenvolvimento de vacinas, bem como no aprimoramento de mosquitos geneticamente modificados a fim de comprometer seu ciclo reprodutivo.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto, fez considerações válidas sobre a questão e apresentou um bom nível de escrita. Procure apenas ir além do que todos dizem sobre a questão, apresentando uma linha argumentativa bem embasada.  Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200