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O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 10/02/2017

Status:

Corrigida
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Durante o período colonial [vírgula] o mosquito Aedes Aegypt chegou ao Brasil,  [sem vírgula] por meio de embarcações que vinham da África trazendo escravos. Desde então esse vetor tem trazido sérios problemas aos brasileiros  [vírgula] como a dengue, zika, chikungunya, microcefalia e espalhando essas viroses por todo o território nacional.

No século XX, o Aedes Aegypt foi erradicado com o uso de um inseticida, chamado de DDT. No entanto, este trazia muita poluição ao meio ambiente e foi proibido. Por consequência da proibição o mosquito voltou. Além disso, o crescimento urbano exacerbado da população também contribuiu para uma maior disseminação do mosquito, pois 11 milhões de brasileiros  [vírgula] segundo dados da revista Época, moram em locais desprovidos de saneamento  [vírgula] facilitando assim o desenvolvimento do Aedes Aegypt.

No Brasil, existem várias formas de combater a este [esse] vetor, porém  [vírgula] na realidade  [vírgula] esses combates não são tão eficientes, pois falta força de vontade por parte da população e melhores investimentos do Governo se comparado a Singapura. [vírgula] Onde há variadas formas de combate e uma delas é a multa que [vírgula] se aplicada no Brasil [vírgula]também poderia trazer resultados.

Logo, como consequência dos Portugueses terem trago focos dos mosquitos para o Brasil, é a grande luta que ainda enfrentamos contra o Aedes Aegypt que contamina milhares de pessoas. Por isso, as a população deveriam [deveria] cuidar mais de suas residências [vírgula] como lavar todos os recipientes que contem [contêm] água parada a cada três dias. Além disso, o Governo Federal poderia investir cada vez mais nas campanhas em escolas e universidades a fim de conscientizar os alunos de que todos tem [têm] que fazer sua parte, isso seria possível se as pessoas fossem lembradas disto com maior frequência. Ademais, o Governo Federal deveria contratar mais fiscais a fim de aplicar multas nas casas onde focos do mosquito for encontrado.

Comentários do corretor


O texto apresenta problemas de escrita e faz uma abordagem simplista do tema proposto, não se sobressaindo ao senso comum. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) e amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e também seu nível de escrita. Atenção às regras de uso dos sinais de pontuação!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200