O mosquito Aeds aegypti se tornou nesses últimos tempos quase uma celebridade no Brasil. Está entre os assuntos mais falados nos meios de comunicação devido a [à] epidemia que se deu e ao fato de que agora [vírgula] além da dengue [vírgula] ele também é transmissor de outras doenças.
Zika, chicungunya e microcefalia são as novas ofertas do mosquito e estão acometendo um número impressionante de pessoas. [vírgula] Fato que nos leva a refletir sobre o que não está funcionando no combate ao aeds.
Os meios de comunicação estão repletos de propagandas de combate ao mosquito, nas escolas e postos de saúde também são expostas e compartilhadas informações de como se prevenir. Porém [vírgula] conhecimento sem uma prática séria e comprometida não é o suficiente.
É de importância fundamental a mobilização da população juntamente com as autoridades [vírgula] pondo em prática as medidas de prevenção. Só unindo esforços e mudando hábitos a sociedade vencerá esse pequeno inimigo.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto, mas fez uma abordagem simplista e superficial da questão. Desenvolva suas ideias e argumentos para melhor explorar o recorte temático.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |