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O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 04/02/2017

Status:

Corrigida
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Com a eminência de novos casos de dengue, zika e chikungunya [vírgula] é necessário buscar medidas efetivas para evitar uma nova epidemia como as ocorridas nos anos anteriores, assim sendo [vírgula] deve-se avaliar os métodos anteriormente usados e também formas alternativas de lidar com o problema.

Dentre [Entre] os procedimentos já utilizados está o uso de inseticidas para o ataque direto ao Aedes aegypti, do qual teve eficácia em muitos outros combates à [a] doenças e pragas, porém pode acarretar na seleção natural dos mais resistentes e imunes aos produtos utilizados.

Além de pesticidas [vírgula] há o emprego de campanhas educativas visando evitar criadouros do mosquito através [por meio] da conscientização da população, de certa forma é uma medida necessária, entretanto [vírgula] aplicada isoladamente é pouco eficiente.

Um modo opcional de encarar o atual infortúnio seria a aplicação de insetos transgênicos com gene letal dominante, cujo sua [cuja] introdução no ambiente acarreta a morte das fêmeas da espécie e, consequentemente, interrompendo a sua proliferação no meio.

Portanto, considerando os pontos citados [vírgula] é exigido o uso de insetos geneticamente modificados como principal ação em conjunto com campanhas de prevenção e investimentos do governo em pesquisas científicas para o combate das doenças.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto, mas fez uma abordagem simplista e superficial da questão. Desenvolva suas ideias e argumentos para melhor explorar o recorte temático.  Lembre-se de que é necessário desenvolver uma linha argumentativa que vá além do senso comum, portanto, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200