Panela de Pressão - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 28/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É inegável a involução do sistema carcerário brasileiro, principalmente através de problemas que mostram-se [que se mostram] cada vez mais permanentes no tempo, [ponto final] cachinas como a do Carandiru (SP) ou Anísio Jobim (AM), 1992 e 2017, respetivamente, possuem causas associadas a relatórios penitenciários de 1829 no país. Falta de espaço, agressões físicas e psicológicas, ?[sem vírgula] e a má alimentação são realidades já comuns enfrentadas por vários detentos, número [qual número?] que aumentou 575% de 1990 a 2014.

Muitas pessoas acreditam que o detento não deve ser poupado de nenhum mal trato em que está submetido nas prisões, isto porque, ?[sem vírgula] observa-se a perca [perda] do principal objetivo dos cárceres, que seria a tentativa de sanar a violência ou os problemas que levaram a pessoa ao crime, contrapondo ?[vírgula] assim, a ação que ela realmente exerce, a de um lugar para retirar o indivíduo da sociedade por um tempo determinado com o risco de piora desse mesmo.

O Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) afirmou que 61,6% dos carcerários são negros, e ?[vírgula] em 2014, 607,731 mil presos englobaram a 4ª maior população carcerária do mundo, entupindo ainda mais a panela de pressão das celas que em momentos de revolta estouram e dão origem as [às]chacinas difundidas pela mídia. A superlotação, que ocorre de maneira desigual (influenciada pela condição social da pessoa), faz com que diversos presos se acomodem no chão ou até mesmo em banheiros sujos, ocasionando desde a briga por espaço a [à] falta de alimentos. A violência gerada por [pelospróprios detentos, seja pelo sentimento de conturbação em seu ambiente ou  [,seja por] divergências entre gangues, são ainda expostas [é ainda exposta] a profissionais que utilizam de medidas remotas [?] a Ditadura Militar.

O sistema punitivo se tornou uma máquina parcial, portanto ?[vírgula] a construção de novos presídios ou a divisão institucionalizada desses locais não acabarão devido a problemas internos [Não está claro o que você deseja afirmar], a não ser a existência de uma aplicação igual de procedimentos judiciários relacionados as [às] drogas ilícitas, assim como que o tempo de encarceramento provisório não ultrapasse os prazos estabelecidos em lei. Muitas vezes o direito penal é visto como a única forma de reestruturar o indivíduo a [à]sociedade, em meio a [à] carência de incentivos que o aproximem da realidade fora da prisão, pois, após a privação da sua liberdade de forma desumana, eles dispõe [dispõem] de todos os direitos da Constituição.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto, mas apresenta muitos problemas relacionados à escrita e há muitos trechos imprecisos que não possibilitam a compreensão do sentido. Além disso, o texto está muito grande (ultrapassa o limite de linhas) e apresenta também períodos longos, o que dificulta a leitura por causa das inúmeras imprecisões encontradas.

Leia e e escreva mais!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200