Instabilidade carcerária - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 28/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Recentemente, após rebeliões e motins nos presídios por todo o país, o Brasil voltou a se preocupar mais uma vez com o sistema carcerário. Este [Esse] sistema tem operado de forma ineficiente, sendo alvo de críticas por não recuperar os presos e de até potencializar mais a pretensão ao crime, sendo assim, medidas urgentes são necessárias para melhorar essa situação.

Além da função de retirar o criminoso da sociedade, as cadeias também deveriam proporcionar a reinserção social, contudo ?[vírgula] isso não tem acontecido devido à falta de estrutura. Os presídios brasileiros estão operando além da capacidade, com falta de recursos, falta de agentes e com instalações precárias. Além disso, os presos, que deveriam ter direito a trabalhar e estudar, não têm disponíveis tais serviços na maioria das instituições. Como consequência, as penitenciárias estão virando escolas do crime, onde ao invés [em vez] de aprenderem algo que contribua à sociedade, se especializam [especializam-se] mais ainda na prática de delitos, inclusive sendo recrutados por facções dentro e fora dos muros.

Apesar da situação caótica que o Brasil vive em relação aos seus presos, é possível buscar soluções que contribuam para a melhoria deles. Primeiramente, os estados devem procurar fazer parcerias com empresas para que os apenados possam aprender um ofício e trabalhar, além de ter possibilidade de estudar também. Tais medidas, juntamente com o [ao] combate às facções, proporcionariam aos presos uma oportunidade de fazerem escolhas mais corretas, o que, a longo prazo, diminuiria o poder do crime dentro do presídio. Por fim, [deveria ocorrer] um julgamento mais rápido das sentenças dos presos provisórios, os quais correspondem a quarenta por cento do total de presos, causando o aumento do contingente nas celas e injustiça para alguns que poderiam estar respondendo em liberdade.

Dessa forma, o atual sistema carcerário, com falta de oportunidades e ambientes físicos inadequados, tende a contribuir para a perpetuação do crime entre os detentos, presença de facções e constante instabilidade nos presídios. Portanto, espera-se que os estados brasileiros não só atuem proporcionando condições de trabalho e estudo aos detentos, como também combatam as facções e minimizem a superlotação por meio de agilização nos processos que lotam cadeias com presos temporários. Desse modo, as cadeias poderão ter uma finalidade mais adequada: contribuir para a harmonia social.

 

Comentários do corretor


O texto apresentou um bom nível de escrita e fez colocações pertinentes sobre a questão. Há uma proposta de intervenção sobre o tema e o tema foi bem explanado.

Faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer ainda mais o texto.

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200