Educação-O caminho - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 26/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O sistema carcerário brasileiro encontra-se mergulhado em crise. Esta estampado [Está estampada] nos jornais e noticiários do mundo a problemática do sistema prisional do país sendo que o mesmo é falho, caro e ineficaz.
A superlotação nos presídios em condições desumanas e degradantes é realidade comum em todo o país. [vírgula] Além de ser falho e ineficaz, pois não impede a entrada nas selas [celas] de armas, celulares, objetos cortantes e até mesmo entorpecentes. O problema reside na falta de segurança dentro e fora dos complexos penitenciários e na má formação e capacitação dos agentes penitenciários.
No inicio [início] do ano ocorreu em Manaus uma carnificina. A briga entre facções rivais do Rio de Janeiro e de São Paulo pelo controle do trafico [tráfico] de drogas e poder dentro dos presídios resultou na morte de 64 presos. [vírgula] Mortes com altos requintes de crueldade e violência, um verdadeiro horror. As famílias dos presos mortos serão indenizadas, pois as vitimas estavam sob tutela do Estado e o mesmo [este] tem a responsabilidade total sobre os detentos. Segundo a Defensoria Pública, o teto que será pago ás [às] famílias é de R$ 50 mil
A média nacional do custo mensal por preso é de R$2.400. Manter um presidiário custa mais caro que um estudante. A educação é uma arma poderosíssima como já dizia Immanuel Kant: ‘O homem não nada além daquilo que a educação faz dele’ [está faltando uma palavra]. Por meio da educação, vidas são transformadas e novos horizontes de oportunidades se abrem para a construção de um futuro melhor. A educação não deve ser vista pelo Governo como mais um gasto e sim como um grande investimento. É mais vantajoso investir em escolas hoje do que em presídios amanhã.
Portanto, temos que admitir que o nosso sistema carcerário é falho, ineficaz e caro. Uma boa opção para amenizar essa problemática é a contratação de profissionais mais capacitados para atuarem nos presídios, melhorando também as condições desumanas e a questão da segurança no interior das penitenciárias. O Governo não deve deixar de investir na educação desde da [a] pré-escola ao ensino superior, ampliando o número de vagas nos programas de acesso a [à] educação superior como do [o] PROUNI, SISU e FIES. Seguindo esses caminhos [vírgula] é possível melhorar o sistema carcerário brasileiro.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto, mas apresenta problemas ligados à escrita e não conseguiu desenvolver uma linha argumentativa que extrapolasse o senso comum. Amplie seu nível de leitura para melhorar sua análise crítica dos fatos e procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer ainda mais o texto.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200